Pesquisar este Blog

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

"Leites" Vegetais

O extrato vegetal é uma outra opção para quem não quer, ou não pode tomar o leite de vaca

Vale ressaltar aqui que os extratos abaixo, na verdade não são leites como o de vaca, são extratos que ficam na cor do leite, mas que não possuem o gosto do leite, eles são diferentes e possuem outras vitaminas, eles não são substitutos do leite de vaca. Eu os chamo de EXTRATO e não de LEITE.

Através deles é possível eliminar a lactose da dieta e acrescentar os nutrientes dos cereais, das leguminosas e das frutas secas. Vejam alguns exemplos de extratos vegetais e seus benefícios:

Extrato de castanha de caju: Protege os vasos sanguíneos, possibilitando uma melhor circulação do sangue. Fornece proteínas e reduz o colesterol.
Extrato de linhaça: Por apresentar substâncias bioativas, fortalece a imunidade e nos previne de várias doenças. Contribui para o bom funcionamento do intestino, é um ótimo antiinflamatório e reduz as triglicérides.
Extrato de arroz integral: É um poderoso desintoxicante. Rico em proteínas, vitamina B1 e niacina – que transformam as proteínas e carboidratos em energia.
Extrato de amendoim: Rico em proteínas. Protege o organismo da ação dos radicais livres.
Extrato de nozes: Auxiliar do aparelho respiratório. Tonificante do sistema nervoso.
Extrato de quinua: Rico em proteínas, aminoácidos e vitaminas.
Extrato de semente de abóbora: Rico em ferro, fósforo e cálcio, é um grande aliado no combate à anemia e auxilia na produção de glóbulos vermelhos, na oxigenação das células e na formação de ossos, músculos e cérebro.
Extrato de soja: Contém fósforo, magnésio, ferro, cálcio, cobre. Vários aminoácidos essenciais e doze vezes mais proteínas que o leite de vaca. Além disso, a soja pode proporcionar regeneração celular.
Extrato de aveia: Contendo fibras solúveis, auxilia no controle da glicemia e por isso é importante na alimentação dos diabéticos. Rico em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B. Protege o coração e a circulação contra a aterosclerose.

EXTRATO DE AVEIA

O extrato de aveia é rico em fibra, é isento de colesterol e lactose, e contém vitamina E, ferro, entre outras vitaminas e minerais. Lave bem as mãos e todos os utensílios que vai utilizar no processo de extração.
Ingredientes
1 xícara (chá) de aveia em  flocos (prefiro orgânica)
4 xícaras (chá) de água mineral ou filtrada
Preparação
1o) Coloque a aveia em uma vasilha com 2 xícaras de água e deixe de molho molho por no mínimo duas horas.
2o) Em um liquidificador coloque o conteúdo da vasilha e adicione 2 xícaras de água, bata por aproximadamente 3 minutos.
3o) Coloque um pano fino na peneira e coe toda a mistura. Eu não costumo coar, mas dependendo da receita o extrato precisa ser mais fino ou mais líquido.
4o) Despeje em uma garrafa de vidro higienizada e guarde na geladeira por até 4 dias. Sempre chacoalhe o vidro para misturar antes de beber.
Sugestões e dicas:
Para receitas salgadas você pode usar ele puro, pois os ingredientes da receita darão o gosto. O extrato de aveia tem o mesmo efeito do amido de milho, ele engrossa durante o cozimento e não altera o sabor dos alimentos. Uma receita de sucesso com ele é um delicioso estrogonofe, veja a receita AQUI. Você pode variar a quantidade de água e de aveia de acordo com sua receita. Se quiser um prato mais cremoso, deixe o extrato mais denso. Se quiser apenas usar o extrato para beber puro ou colocar na granola, pode deixar mais fraco. Quanto mais você usa mais você se acostuma. Pode bater com chocolate, frutas ou até acrescentar algumas gotas de baunilha durante o processo no liquidificador. Experimente e crie sua receita.

EXTRATO DE AVELÃS, AMÊNDOAS, NOZES, CASTANHAS DO PARÁ E CAJU

Pode ser feito também com qualquer outra oleaginosa da mesma forma e como cada uma tem propriedades diferentes, assim também varia os nutrientes ingeridos.
A recomendação é consumí-los sem aquecimento ou no máximo morno para que as suas gorduras ricas em ômegas e muito sensíveis não sejam destruídas.
O extrato de amêndoas é muito saboroso. Usar, preferencialmente, a amêndoa doce. Existe um tipo de amêndoa que se chama amêndoa amarga, prove uma, se picar um pouquinho não a utilize para fazer leite. Normalmente a amêndoa amarga é mais barata, mais delgada, tem a pele mais escura e enrugada. A amêndoa doce, ao contrário, é mais gorda, não apresenta rugas na pele e tem uma cor marrom dourado.
Outra dica é que são extratos muito calóricos e por isso recomenda-se que sejam ingeridos como parte do café da manhã para gerar energia para o restante do dia e garantindo que estas calorias não sejam acumuladas. Lave bem as mãos e todos os utensílios que vai utilizar no processo de extração.
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) da fruta oleaginosa de sua preferência (cruas e sem casca) deixadas de molho na geladeira por no mínimo 8 horas e no máximo 12, tendo a sua água trocada duas vezes
- 4 xícaras (chá) de água mineral ou filtrada
- 1/4 de colher (chá) de sal. O sal é importante para acentuar o sabor
Modo de fazer:
1º Bata bem todos os ingredientes no liquidificador.
2º Passe este liquido numa peneira dividindo em duas partes. Adicione mais uma xícara de água mineral à papa que sobrou e volte ao liquidificador batendo novamente. Passe novamente pela peneira.
3º Pegue todo o extrato que foi peneirado e passe por um coador de pano ou por um pano de algodão limpo espremendo bem para retirar todo o resquício de polpa.
4º Coloque em um vidro higienizado com tampa e está pronto para ser utilizado. Pode ser guardado na geladeira por até 4 dias. Sempre chacoalhe o vidro para misturar antes de beber.
Dicas:
- Se quiser um extrato mais grosso diminua a quantidade de água. Na verdade você é que vai descobrir a quantidade de água que deseja para seu extrato.
- Eu acho esses extratos muito saborosos e ficam realmente muito bom puros ou com achocolatado.

EXTRATO DE COCO

O extrato de coco mantém todas as propriedades da água, do fruto e da gordura. Trazendo inúmeros benefícios a saúde.
Mas o seu maior trunfo em relação aos outros extratos vegetais é a presença do ácido láurico, substância presente em grande quantidade no leite materno e que possui propriedades contra fungos, vírus e bactérias, ajudando a combater infecções e aumentando a imunidade.
Além disso é um alimento completo e excelente para dietas restritivas de leite animal e outros alimentos, pois contém calorias, hidratos de carbono, proteínas, gorduras, sais minerais, vitamina A,B1,B2,B5,C, fósforo, cálcio, ferro, magnésio, enxofre, silício.
O seu sabor suave, permite ser bebido puro com prazer ou ser utilizado em receitas doces e salgadas. Lave bem as mãos e todos os utensílios que vai utilizar no processo de extração.
Ingredientes:
1 coco
900 ml de água mineral morna
Modo de fazer:
1º Fure o coco, retire a água e reserve.
2º Quebre o coco e leve-o ao forno quente por poucos minutos. Isto fará com que a polpa desprenda com mais facilidade. Com uma faca retire a polpa da casca dura.
3º Coloque a polpa no liquidificador junto com a água do coco que foi reservada e a água morna. Bata por uns 3 minutos.
4º Coe com um pano de algodão espremendo bem para retirar todo o extrato. Está pronto para uso. Sempre chacoalhe o vidro para misturar o extrato antes de beber.
Dica:
Guarde a sobra do coco no freezer. Você pode fazer deliciosas receitas como o bolo Bombocado, bolo de côco, bolo com beijinho, etc.

EXTRATO DE SOJA (MODO MAIS CERTO DE SE FAZER)

Coloco abaixo a receita mais correta de se fazer Leite de Soja em casa. Mas sinceramente são sou muito fã desse leite e quase não utilizo em casa. Na verdade utilizo soja com bastante moderação e ainda tenho minhas dúvidas quanto aos seus benefícios.
Prefiro usar os derivados como shoyo e misso naturalmente fermentados. A soja e o tofu NÃO SUBSTITUEM A CARNE DE VACA, como pensam muitos vegetarianos. Leiam e reflitam sobre o assunto, pesquisem e tirem suas próprias conclusões.

Ingredientes
1 xícara (chá) de soja em grãos (nunca use soja transgênica),
3 xícaras (chá) de água mineral ou filtrada
Modo de Fazer:
Antes de começar a receita do extrato de soja, é importante dizer que a soja precisa de um tratamento térmico para inativar os compostos de enzima dos grãos, pois as enzimas é que dão o gosto de feijão cru na soja. Na verdade a soja não tem gosto. Lave bem as mãos e todos os utensílios que vai utilizar no processo de extração.
1º) Colocar uma panela com água para ferver, quando estiver fervendo, coloque os grãos de soja e deixe ferver novamente, espere 5 minutos e pronto. Desligue o fogo, retire a panela e coe a soja.
2º) Agora pode lavar, escorrer e deixar a soja de molho na água filtrada por pelo menos 12 horas na geladeira. Você vai perceber que os grãos dobram o tamanho.
3º) Coloque 3 xícaras de água para ferver, coe a soja que ficou de molho e coloque no liquidificador, despeje a água fervendo vagarosamente. Se seu liquidificador for de plástico, coloque a água o mais quente que ele agüentar. Bata por mais ou menos 3 minutos.
4º) Prepare uma panela com o coador de tecido por dentro, vai jogando o líquido batido no liquidificador ali dentro e vai coando, nesta hora você deve usar as mãos para ir apertando e espremendo para o leite ir coando. Cuidado para não se queimar, se precisar use uma colher para ir ajudando a coar o líquido.
5º) Quando terminar de coar você deve levar ao fogo para ferver, assim que levantar fervura você desliga, tampa e deixa esfriar. Cuidado para não derramar, fique de olho, ferveu ele levanta espuma e esparrama. Coloque em um vidro e guarde tampado na geladeira por até 5 dias, ou quando você perceber que está talhando. Sempre chacoalhe o vidro para misturar o extrato antes de beber.

Você pode consumir puro com uma pitada de sal e açúcar a gosto, pode colocar umas gotinhas de extrato de baunilha ou colocar puro para bater com vitaminas e frutas.

OS SEGREDOS QUE FAZEM TODA DIFERENÇA


- Lave bem as mãos e todos os utensílios que vai utilizar no processo de “extração” .
- Lave bem os grãos antes de começar o processo de “extração”. Não se esqueça de que a soja deve ir para água fervendo antes de ser lavada.
- Sempre deixe os grãos de molho em uma vasilha dentro da geladeira.
- Todo resíduo que sobra pode ser reaproveitado em sopas, vitaminas com frutas, mingaus, assados ou na confecção de pães, bolos e tortas.
- Para obter uma consistência homogênea, os extratos vegetais necessitam ser coados pelo menos duas vezes em pano macio ou saquinho (reservado só para esse fim) que eu indico abaixo. Coe, separe o resíduo e volte a coar sucessivamente. A vantagem do saquinho é que com ele pode-se “ordenhar” os grãos – o que dá uma sensação especial e gratificante.
- Os extratos vegetais não toleram temperaturas elevadas. Conserve-os sempre em geladeira e se precisar aquecer, não deixe ferver, pois podem talhar. O uso da canela é indicado quando o extrato for aquecido.

Minhas dicas:
O extrato de amêndoas, por exemplo é ótimo para tomar com chocolate quente ou frio, ou fazer bolos e tortas, o de avelã tem gostinho de nutella. O extrato de aveia é ótimo para receitas que precisam de consistência pois ele é ótimo para engrossar molhos, também gosto de usar com granola ou cereal pela manhã, puro ou em vitaminas com frutas, também uso em receitas diversas. O extrato de coco você usa em suas receitas exatamente do mesmo jeito que o comprado. Já o extrato de soja, eu uso com cautela, é o extrato que eu menos uso. 

COMO USAR A POUPA QUE SOBROU DOS EXTRATOS

Pode ser usada imediatamente após a confecção do extrato ou guardada no frigorífico para usar mais tarde. Conserva-se no frigorífico 2-3 dias e no congelador 4 ou 5 meses.
- Use para engrossar sopas ou molhos.
- Use em vitaminas de frutas batidas no liquidificador.
- Use com granola, extrato vegetal e frutas.
- Use em saladas em geral e em saladas de frutas.
- Adicione à massa do pão, tortas e bolos. 
- Use como base de hambúrgueres, croquetes, almôndegas.
- Use como ingrediente na confeção de patês vegetais.

Experimente minhas receitas para usar os resíduos que sobram dos extratos vegetais:
- Croquetes de Resíduos coloquei AQUI
- Pão de Forma Integral coloquei AQUI

DEIXO AQUI UM VIDEO COM DUAS RECEITAS DE RESÍDUOS DE LEITE VEGETAL DACHUBBY VEGAN - CLIQUE AQUI

O QUE USAR PARA COAR O  EXTRATO VEGETAL


Depois de muitas tentativas, coador de tecido, pano de prato, fralda, lenço, etc... consegui encontrar o melhor material para coar os leites vegetais. O polyester, é o tecido ideal para filtrar líquidos, é durável, resistente, poroso o suficiente, prático e fácil de lavar.

Se você conhece alguma costureira, pode comprar o tecido e pedir que ela faça os saquinhos para você utilizar, do contrário você pode comprar aqueles saquinhos usados para lavar roupas delicadas como coloquei nas fotos. São excelentes e funcionam mesmo. Você consegue encontrar em lojas de utilidades domésticas, cama, mesa e banho.

Abaixo dois endereços em São Paulo onde você encontra os saquinhos:
http://www.lojasnipon.com.br
http://www.precolandia.com.br

Você pode também comprar os saquinhos diretamente do site Doce Limão na página abaixo, eles chamam os coadores de "Panela Furada 1" e possuem vários tamanhos.
http://www.viverzen.com.br/doce-limao.html


ONDE ARMAZENAR O EXTRATO VEGETAL PRONTO


Eu consegui encontrar vidros perfeitos aqui em São Paulo para armazenar o extrato vegetal pronto. São de vidro, resistentes, duráveis, de excelente qualidade e perfeitos para esse fim.
Você pode guardar leite e suco e servir na mesa. São muito apresentáveis e bonitos, com desenhos no vidro e tampa de rosquear dourada forrada.
São de uma marca Italiana Quattro Stagioni.

Abaixo dois endereços em São Paulo onde você encontra os vidros:
http://www.familiaextra.com.br
http://www.etna.com.br

_____________________________________

Algumas referências sobre a matéria acima:
http://mundoverde.com.br
http://www.delicooks.com/en/eco/vegetable-milk-life
Embrapa Soja


2 comentários:

  1. muito bom suas informações, quero fazer estes extratos.
    indo para a cozinha...
    parabéns, tudo bem explicadinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os leites vegetais são maravilhosos e fontes de vitamina comprovados. Obrigada.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...