Pesquisar este Blog

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Pãozinho tipo Caseirinho




Ingredientes
1 1/4 xícara (chá) de água fervente
1 colher (sopa) e 1 colher (chá)  de açúcar
2 colheres (chá) de sal
1 colher (sopa) de manteiga
1 tablete (15grs) de fermento biológico para pão
1/2 xícara (chá) de água morna
4 a 5 xícaras (chá) de farinha de trigo
Manteiga ou margarina para untar
Água para pincelar

Modo de preparo
1º. Passo - Numa tigela grande, despeje a água fervente. Junte 1 colher (sopa) de açúcar, o sal e a manteiga. Misture até a manteiga derreter e a água ficar morna.
2º. Passo - Em outra tigela, dissolva o fermento e 1 colher (chá) de açúcar na água morna e adicione à tigela da manteiga e misture bem, coloque 2 xícaras (chá) de  farinha de trigo e continue mexendo.
3º. Passo - Aos poucos, acrescente mais 2 ou 2 1/2 xícaras (chá) de farinha, ou o suficiente para que a massa solte dos lados da tigela.
4º. Passo - Coloque a massa numa superfície ligeiramente polvilhada e amasse com as mãos por mais ou menos 10 minutos até deixá-la uniforme e lisa. Se precisar acrescente um pouquinho mais de farinha.
5º. Passo - Forme uma bola e coloque em uma tigela untada com manteiga, virando a massa até ficar untada de todos os lados.
6º. Passo - Cubra com um pano úmido e deixe crescer em lugar protegido, por 1 hora e meia.
7º. Passo - Abaixe a massa com o punho e forme os pães do jeito que desejar, arredondados, estreitos, compridos, não importa.
8º. Passo - Coloque em uma assadeira untada e faça, no meio de cada pão, um ou vários cortes no sentido do comprimento, em forma de cruz, de lado, não importa, com uma profundidade de uns 3 mm e cubra com um pano úmido. (Eu utilizo lâmina para cortar os pães)
9º. Passo - Leve ao forno desligado e coloque uma panela com água fervente na parte mais baixa do forno. (O vapor ajuda no crescimento do pão)
10º. Passo - Deixe crescer de 45 minutos à 1 hora. Retire a panela e os pães. Pincele os pães ligeiramente com água.
11º Passo – Pré-aqueça o forno em temperatura alta (250º). Em seguida diminua a temperatura do forno para 220 graus e asse de acordo com o formato e peso dos pães.

- Pães de 20 a 50 g: 15 minutos
- Pães de 60 a 100 g: 25 minutos
- Pães de a 200 g: 30 minutos
- Pães de a 350 g: 35 minutos
- Pães de a 500 g: 40 minutos
- Pães de 500 g ou mais: mais de 1 hora

Para você ter uma noção do peso, se cortar essa massa em 3 pedaços e fizer 3 pães compridos, use 25 minutos. No começo observe atentamente paras não queimar os pães e vai se adaptando com o tempo que precisa deixar no forno.

Dicas:
- Para preparar o pão, o tipo ideal de farinha é a comum. Nunca use farinha com fermento.
- Na hora de comprar a farinha, prefira àquelas que vêm em embalagens de papel, pois, elas permitem que a farinha respire melhor.
- Esse pão não fica igual ao comprado na padaria, pois eles possuem fornos e técnicas especiais para o resultado final do produto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...