Pesquisar este Blog

sábado, 10 de março de 2012

Azeite de Oliva - Como Escolher?


Muito se escreve sobre o azeite de oliva: suas qualidades, benefícios para a saúde, métodos de extração, etc, mas achamos melhor começar a falar sobre este ingrediente incrível dando algumas dicas de compra e armazenamento.

Não deixe de conhecer também o índice de ingredientes do blog com matérias sobre azeite de trufas, óleo de nozes, etc.

Veja abaixo 11 dicas para escolher seu azeite.

1. Observe sempre os rótulos e contra-rótulos dos azeites importados pelo Brasil. Um azeite embalado na origem é garantia de procedência e qualidade.

2. No rótulo atente para as palavras "produzido" e/ou "engarrafado". No primeiro caso trata-se de um azeite produzido no local onde foi engarrafado. No segundo caso trata-se de um azeite de procedência desconhecida.

3. Diferentemente do vinho, a qualidade do azeite não melhora com o tempo, por isso escolha um azeite de fabricação mais recente.

4. Há alguma controversa em relação ao uso da lata como embalagem, mas todos concordam que a embalagem do azeite deve ser bem vedada e de cor escura. Não compre azeite em vidros transparentes porque a luz acelera o processo de oxidação e seu azeite vai ficar rancificado mais rapidamente.

5. A determinação da acidez é fundamental na avaliação da qualidade do azeite. Porém, é importante observar que a acidez não tem relação com a intensidade do sabor. Um bom azeite precisa ter baixa acidez e bom sabor. O percentual de acidez do azeite refere-se ao parâmetro químico que mede a proporção de ácidos graxos livres (ácido oléico) existente no azeite.

6. A cor do azeite não está diretamente ligada ao seu sabor, aroma ou qualidade, uma vez que ela depende do tipo e do estado de maturação da azeitona. Um azeite verde é obtido da prensagem de azeitonas ainda verdes enquanto que um azeite dourado provem da prensagem de azeitonas maduras. Além do mais, o azeite é geralmente obtido a partir de uma mistura de variedades de azeitonas, com diferentes graus de maturação.

7. Dentro da ampla gama de azeites disponíveis no mercado, eleja o azeite em função da maneira como vai utilizá-lo na cozinha e do seu gosto pessoal. Cada azeite tem as suas características próprias, sem que isto implique que um seja melhor que outro. Com a prática, poderá aprender a selecionar um azeite pelas suas características sensoriais ou pelo seu local de origem.

8. Azeites turvos são azeites com menor grau de filtragem. Esta turbidez é formada por partículas de polpa de azeitona em suspensão. Isto não significa que o azeite seja melhor ou pior que um azeite totalmente filtrado.

9. Quando você ler no rótulo termos como óleo de sansa, pomace ou acete de orujo, saiba que isto significa óleo de bagaço de azeitona tratado com solvente e refinado! Não é um azeite de qualidade, por isso é melhor não comprar.

10. Desconfie de azeites de marca desconhecida e muito baratos, infelizmente há muita falsificação no mercado.

11. Armazene o azeite em local fresco e escuro e em embalagem bem fechada. Não guarde-o perto do fogão.


Observação:
Aqui na cozinha do blog Cozinhando Sem Carne eu uso o azeite Borges Extra Virgem. Estou acostumada e gosto muito do sabor.


Dicas baseadas nos sites abaixo:
http://www.azeitesborges.com.br
http://www.azeite.com.br
http://www.oliveoilsource.com

Fonte: http://www.aromasesabores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...