Pesquisar este Blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Como e onde preparar seus alimentos?


Cozinhar cada alimento corretamente é essencial. O método de cozimento é mais importante do que simplesmente decidir cozinhá-lo ou não.

Cozido na panela de pressão - Carnes e feijões são geralmente cozidos em panela de pressão. Como eu não uso carne em minhas refeições e meu feijão é feito em panela de ferro, não utilizo a panela de pressão. Tenho que ressaltar aqui que não sou muito fã desta panela. Acho que mesmo que seja usada corretamente ainda apresenta alguns riscos de explosão. O cozimento em panela de pressão é excessivamente rápido, prejudicando a digestão e comprometendo os nutrientes de alguns alimentos. Se você optar por panela de pressão, não use as de alumínio, pesquisas mostram que a migração do alumínio para o alimento é maior em panelas de pressão.

Cozido na panela de ferro: É uma boa pedida para cozimento de feijão, lentilha, arroz e sopas porque mantém o calor constante e a temperatura alta e ainda libera ferro, que auxilia no tratamento de anemia. O uso da panela é também indicado para vegetarianos, mulheres em idade fértil e crianças. A vantagem da panela de ferro é que ela não se deforma com o calor e conserva melhor a temperatura dos alimentos, representando uma boa economia de gás. Para manter a panela sem ferrugem e evitar perigo ao nosso organismo, sempre depois de lavá-la, seque-a no fogão. Alguns alimentos, como o feijão, ficam ótimos quando cozidos em água e panela de ferro, pois se beneficiam de um cozimento mais lento, em que se apuram aromas e sabores.

Cozido na panela à vapor – Os minerais e as vitaminas dos alimentos são mais bem conservados, pois não há perdas por difusão, como na água. Além disso, cozinhar a vapor dispensa o uso de gorduras, podendo deixar as preparações menos calóricas e muito mais saudáveis. O segredo é usar pouca água e deixar o alimento no vapor por apenas alguns minutos. No cozimento à vapor por curta duração a perda de nutrientes ainda ocorre, mas é mínima

Cozido em panela de inox - O melhor é cozinhar os alimentos com a casca. Além de conservar muito mais as vitaminas, esse processo permite menos desperdício (depois de cozinhar, basta passar a mão que a casca sai totalmente). A quantidade de água também é importante: os alimentos devem ser cozidos com o mínimo possível. O ideal é colocá-los quando o líquido já estiver fervendo e preservar a panela fechada. Para aproveitar todas as vitaminas e proteínas dos alimentos, essa água também pode ser usada para preparar arroz, feijão, lentilha e macarrão. Lembre-se: Alimentos cozidos em água perdem mais nutrientes do que no vapor.

Cru - No caso dos vegetais, ao comê-los crus é a maneira de aproveitar ao máximo seus nutrientes, perdidos durante o cozimento prolongado. Quem optar por consumir alimentos crus colabora também com o bom funcionamento do intestino. O primeiro passo é lavar os alimentos em água corrente. Também dê preferência a alimentos cultivados sem agrotóxicos. Compre orgânicos sempre que possível. Caso tenha dúvidas com relação aos aditivos químicos, use uma escovinha no processo de higienização e, depois, um pano limpo para enxugar. Se você tiver centrífuga, não há necessidade de descascar a fruta ou o legume, como cenoura, tomate e beterraba, basta que estes estejam bem limpos. Evite triturar muito as frutas no liquidificador (se for o caso) para que não percam as fibras e vitaminas. O ideal é consumi-las inteiras ou em pedaços grandes.

Frito - A qualidade nutricional dos alimentos fritos não diminui significativamente, já que o tempo de fritura é curto. Se o óleo está bem quente, a absorção de gordura pelo alimento é menor. A desvantagem é que acrescenta muitas calorias aos alimentos, por ser um método à base de gordura.
Dicas: Trocar com regularidade o óleo de fritura; não deixar nunca que o óleo chegue ao ponto de fumaça, uma vez que isto significa que tenha chegado à sua temperatura crítica, o que traz riscos à saúde; secar os alimentos fritos cuidadosamente, colocando-os em papel absorvente; trocar o papel de fritura até que o alimento fique seco, isso porque o alimento pode reabsorver o óleo que ficou no papel.

Assado - A cocção no forno favorece a conservação dos nutrientes, pois é formada uma partícula protetora no alimento, concentrando os minerais. A única desvantagem é que pode ressecar o alimento se ficar muito tempo no forno.

Grelhado - Os legumes grelhados são feitos em uma frigideira muito quente. No caso da abobrinha e da berinjela ficam realmente saborosos e com uma aparência de dar água na boca. É um procedimento rápido também e os nutrientes não se perdem.

Minha Dica:
Um prato saudável e bonito leva muito mais atenção em seu preparo. Faça de sua cozinha um local prazeroso, onde as crianças participam, o parceiro ajuda na receita e o filhão lava a louça, não importa quanto tempo você fica nela. Esqueça da TV, do computador e de sei lá mai o que! A cozinha deve ser um lugar onde todos se reúnem e aprendem juntos. É diversão na certa!


_______________________

Saiba mais sobre as panelas que deve usar em sua cozinha:
http://sandranutricionista.blogspot.com.br/2011/03/voce-sabe-qual-e-panela-ideal-para.html

Onde encontrar panelas de ferro:
http://www.apaneladeferro.com.br


Porque usar panela de ferro:
Reportagens sobre os benefícios do uso de panela de ferro para absorção de ferro no organismo evitando anemia e doenças decorrentes da alimentação pobre em ferro. Processo produtivo da fundição de ferro para produção de panelas e utensílios domésticos.

http://www.youtube.com/watch?v=BVOZLaWBgeg



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...