Pesquisar este Blog

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cozinhando no Vapor


Para fazer o alimento cozido no vapor, você deve adquirir uma panela especial para esse fim. É uma panela com alças e furos. Geralmente quando se compra conjunto de panelas, já vem uma panela para cozimento a vapor. Ela se encaixa em outra panela que possui uma tampa para o cozimento ser eficiente. Eu gosto muito de usar panelas em aço inox. Hoje em dia existem muitas panelas, algumas com andares, outras elétricas e todas funcionam bem. Quase todas têm tampa transparente para controlar o cozimento. Outra opção é a wok com cesto de bambu, comum nos países orientais.

Cozinhar no vapor é fácil, prático e traz ótimas vantagens: como menor perda de nutrientes, vitaminas e sais minerais. Além disso, os alimentos não entram em contato com o oxigênio durante o cozimento. Isso impede a oxidação dos nutrientes, que é prejudicial à saúde. Outra vantagem: o valor calórico dos alimentos diminuí, pois não é utilizado óleo ou outro tipo de gordura. 

Lembre-se de lavar bem e higienizar o alimento. Espere a água ferver e só então coloque o alimento com cuidado na panela e lembre-se que ele não pode encostar na água durante o cozimento. Tome cuidado com a altura da cesta para que ela não fique mergulhada na água. Deixe o fogo baixo. Feche bem a panela para evitar a perda de vapor, mantendo assim o aroma, a cor e a consistência do alimento. Evite abrir a panela durante o cozimento, pois isso pode interromper a circulação do vapor.

Você deve experimentar e se acostumar com o tempo que os alimentos levam para serem cozidos no vapor. Alguns cozinham muito rápido. O Espinafre, a acelga e a couve por exemplo em apenas 3 minutos já estão prontos.

A verdura deve ficar verde escuro, não pode perder a cor. Este espinafre da foto por exemplo, serviu de recheio para uma lasanha de espinafre com tofu. Ficou muito saborosa.

A água do cozimento pode ser aproveitada para preparar molhos, sopas, arroz e cozinhar grãos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...