Pesquisar este Blog

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Proteína Texturizada de Soja ou Proteína Vegetal Texturizada - PVT



A PVT é um produto pré-cozido que provêm de grãos de soja processados. Fonte de proteínas, ferro, cálcio e sais minerais. Possui baixíssimo teor de gordura e é considerado um alimento versátil.

A PVT não substitui a carne animal, por ter vitaminas e nutrientes diferentes, mas pode ser usada da mesma forma no preparo de molhos, almôndegas, estrogonofes, recheios, sopas, etc.

Alguma pessoas, só de ouvir falar em soja, já faz uma carinha feia, mas tudo é uma questão de hábito, costume e força de vontade. Muitas vezes a PVT é preparada de forma errada, deixando um gosto não muito saboroso ao paladar daqueles acostumados com o sabor da carne animal.

Com um bom preparo da PVT você cozinha pratos saborosos e deliciosos. O tempero faz o milagre e seu carinho e dedicação faz com que a receita fique muito gostosa. A PVT é diferente, mas não é ruim. Experimente!

Existe a PVT graúda, miúda, escura, clara, em tiras em formato de bifes, vários formatos e  marcas.

Vou ensinar a preparar a PVT graúda.

Lembre-se que o tempero é o segredo de qualquer boa comida e isso não é diferente com a soja, quanto mais tempero mais saborosa ela fica.

Ingredientes

1 xícara (chá) de PVT graúda
2 dentes de alho amassados
1 cebola grande picadinha
½ xícara (chá) de salsinha
½ xícara (chá) de cebolinha
1 xícara (chá) de shoyu (para dar sabor e cor)
1 colher (sopa) de orégano
Suco de ½ limão
1 colher (café) sal
1 cubinho de caldo de legumes (ensino a fazer AQUI )
1 colher (chá) de orégano
Molho de pimenta (opcional e à gosto)

Modo de fazer

Coloque a PVT na panela e cubra com água filtrada. Acrescente suco de pelo menos meio limão. O caldo do limão ajuda a tirar o odor meio forte presente em algumas marcas da proteína vegetal.

Leve a panela no fogo e deixe ferver por 10 minutos até que a PVT fique molinha. Vai subir uma espuma, você pode ir tirando a espuma com a ajuda de uma espumadeira. Depois de 10 minutos, corte com uma faca e veja se está realmente mole. Escorra a PVT em um escorredor de macarrão. Enxague e lave bem a proteína até que saia toda a água escura e esprema bem. Em casa, uso um espremedor de batatas para retirar todo o excesso de água da PVT, se você não tiver um espremedor, vai apertando com as mãos ou com a ajuda de uma colher, esprema bem a PVT na peneira. Com o espremedor esse processo é rápido e eficiente. Agora a PVT está pronta para receber os temperos. Se você achar que os pedaços ficaram grandes, você pode cortar com a faca para que fiquem menores.

Em um refratário, coloque a PVT, junte todos os temperos e mexa bem. Quanto mais tempo a PVT ficar com os temperos, mais ela ficará saborosa. Por isso, o ideal é preparar um dia antes de usar em sua receita e guarda na geladeira. Você pode mexer a PVT de vez em quando para que o tempero fique bem distribuído.

No dia seguinte você pode preparar da seguinte maneira:

1) Espetos (churrasquinho de soja): É só pegar do jeito que estiver na travessa, e ir intercalando os espetos com cebola, pimentão, abobrinha em cubos, tomate cereja, e levar para a churrasqueira.

2) Estrogonofe: faça a receita da mesma forma que se prepara o de carne animal. Tenho uma receita AQUI

3) Carne assada com batatas:  Coloque 2 batatas sem cascas e cortadas em diagonal junto com a PVT preparada, misture bem e regue com azeite extra virgem. Leve o refratário ao forno por mais ou menos 30 minutos. Mexa de vez em quando.

4) Feijoada vegetariana: Use a PVT assada (sem batatas) e junte com o feijão preto. Veja uma receita AQUI .

5) Com legumes: Use a PVT assada e prepare legumes grelhados e sirva tudo junto.

Enfim, use sua imaginação, seus temperos e invente seu prato com PVT.

Dicas:
-
Para pratos que utilizam a PVT miúda, como molho à bolonhesa, você pode triturá-la depois de fazer todo o processo e adicionar manjericão ao molho.
- O refogado com a PVT miúda, pode ser usado para rechear panquecas, tortas, fazer bolinhos e outras receitas.




Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...