Pesquisar este Blog

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Ceia vegetariana saborosa

Por  | Yahoo! Contributor Network – ter, 18 de dez de 2012 08:25 BRST


Leve e light, a a ceia vegetariana pode ser uma ótima opção para este Natal

Quando se fala em pratos vegetarianos, muitas pessoas logo pensam em uma comida sem graça e sem gosto. Isso é um grande erro, pois essa gastronomia é muito saborosa e diversificada. É possível fazer pratos muito gostosos para a ceia de Natal! Além disso, as comidas vegetarianas, no geral costumam ser mais leves e saudáveis, pois são ricas em fibras, frutas, legumes, sojas e outros componentes que fazem muito bem ao organismo.

Mesmo para quem não é vegetariano os pratos desta ceia podem ser usados e saboreados no Natal. Que tal tornar a ceia de 2012 mais leve e saudável? Zele pela sua saúde e pela saúde de seus familiares evitando o excesso de ingestão de gorduras e comidas pesadas. Veja as dicas de pratos e renda-se às delicias da gastronomia vegetariana.
Preparando a ceia
Ao pensar em um prato principal para uma ceia convencional é comum lembrar carnes diversas, não é mesmo? E em uma ceia vegetariana, o que fazer? É bem difícil de pensar nisso, não por causa da falta de opção, mas sim pela diversidade de pratos saborosos que podem ser feitos.
A bacalhoada vegetariana pode ser uma ótima opção por ser rápida, deliciosa e fácil de ser feita. Para fazer a bacalhoada, deve-se hidratar separadamente três colheres de wakame (uma alga) e uma xícara de cogumelo shitake com água quente. Após isso, retira-se da água e usa a mesma água para cozinhar meio quilo de batata e duzentos gramas de cenoura. As batatas devem estar com casca e cortada em rodelas e as cenouras devem ser descascadas e também cortadas em rodelas. Depois de cozidas espalhe-as em uma travessa e junte meio maço de cebolinha picada, um tomate sem pele e sem semente picado, dez folhas de salsinha, uma cebola picada e a wakame. Misture tudo muito bem. Frite o shitake, doure quatro dentes de alho picados e coloque na assadeira com os demais ingredientes. Misture novamente e leve ao forno por 35 minutos. A assadeira deve ser coberta com papel alumínio. Está pronto. Simples não é mesmo?
Sirva a bacalhoada com um arroz com passas e uma salada de sua preferência. Uma ótima escolha de salada é a de pepino, tofu e linhaça, temperada com suco de um limão. Pode incrementar mais ainda sua ceia com uma deliciosa farofa de legumes, bem temperada. Se achar necessário ter um prato de entrada, faça pasta de berinjela e patê de cenoura e sirva com torradas fresquinhas.
Os doces da ceia
Claro que ceia vegetariana também tem doces deliciosos. O pudim de beterraba com laranja é prático e muito saboroso. Cozinhe uma beterraba e separe uma xícara e meia da água do cozimento. Junte meia xícara de suco de laranja, meia xícara de açúcar e duas colheres de sopa de maisena. Misture bem e leve ao fogo, sempre mexendo. Conte dois minutos após começar a ferver. Retire do fogo e continue mexendo até esfriar. Distribua em tacinhas e coloque para gelar. Está pronto. Há diversas outras dicas de sobremesas como: salada de fruta, manjar de laranja, creme de manga ou torta de banana integral. Pratos fáceis de fazer e muito gostosos.
Bebidas e outros preparativos
Sirva sucos de sabores diversificados como manga, abacaxi com hortelã ou maçã e arrume uma mesa bem bonita com enfeites natalinos, frutas e flores. Certamente a ceia será um sucesso entre todos os participantes.

Fonte: http://br.mulher.yahoo.com/ceia-vegetariana-saborosa-102500454.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...