Pesquisar este Blog

sábado, 26 de maio de 2012

Abobrinhas ao Molho de Tomate (Vegana)


Ingredientes: 
3 abobrinhas médias fatiadas
Azeite de Oliva Extra Virgem
Queijo parmesão vegano
Cebolinha picada

Molho:
Ensino a fazer um molho prático e saboroso AQUI.

Preparação do prato:
Em uma frigideira, adicione um pouquinho de azeite e frite as fatias de abobrinhas, deixe dourar de um lado, vire e deixe dourar do outro. Se preferir você pode grelhar as fatias no grill elétrico ou usar frigideira com grelha. Arranje as fatias em um refratário, despeje o molho por cima, coloque queijo parmesão vegano e enfeite com cebolinha.

Fica uma delícia.

Dica: Eu servi com macarrão tricolore, torta de legumes e salada de agrião, vagem, beterraba e cenoura. Hummmm!

OBS: Receita de Queijo Parmesão Vegano  AQUI


sexta-feira, 25 de maio de 2012

21 Motivos Para Ser Vegetariano



O vegetarianismo é a tendência que mais cresce no mundo desenvolvido.
Eis 21 motivos porque você deve pensar em virar vegetariano também:

1- Evitar carne é um dos melhores e mais simples caminhos para cortar a ingestão de gorduras. A criação moderna de animais provoca artificialmente a engorda para obter mais lucros. Ingerir gordura animal aumenta suas chances de ter um ataque cardíaco ou desenvolver câncer.

2- A cada minuto todos os dias da semana, milhares de animais são assassinados em abatedouros. Muitos sangram vivos até morrer. Dor e sofrimento são comuns. Só nos EUA, 500.000 (meio milhão)  de animais são mortos a cada hora!

3- Há milhões de casos de envenenamento por comida relatados a cada ano. A vasta maioria é causada pela ingestão de carne.

4- A carne não contém absolutamente nada de proteínas, vitaminas ou minerais que o corpo humano não possa obter  perfeitamente de uma dieta vegetariana.

5- Os países africanos – onde milhões morrem de fome – exportam grãos para o primeiro mundo para engordar animais que vão parar na mesa de jantar das nações ricas.

6- “Carne” pode incluir rabo, cabeça, pés, reto e a coluna vertebral de um animal.
7- Uma salsicha pode conter pedaços de intestino. Como alguém pode estar certo que os intestinos estavam vazios quando utilizados? Você realmente quer comer o conteúdo do intestino de um porco?

8- Se comêssemos as plantas que cultivamos ao invés de alimentar animais para corte, o déficit mundial de alimentos desapareceria da noite para o dia. Lembre-se que 100 acres de terra produz carne suficiente para 20 pessoas, grãos suficientes para alimentar 240 pessoas!

9- Todos os dias dezenas de milhões de pintinhos de apenas 1 dia de vida são mortos apenas por que não podem botar ovos. Não há regras para determinar como ocorre a matança. Alguns são moídos vivos ou sufocados até a morte. Muitos são utilizados como fertilizantes ou como ração para alimentar outros animais.

10- Os animais que morrem para a sua mesa de jantar morrem sozinhos, em pânico e terror, em profunda depressão e em meio a grande dor. A matança é impiedosa e desumana.

11- É muito mais fácil ser e manter-se elegante quando se é vegetariano.

12- Metade das florestas tropicais do mundo foram destruídas para fazer pasto para criar gado para fazer hambúrguer. Cerca de 1000 espécies são extintas por ano devido à destruição das florestas tropicais.

13- Todos os anos 400 toneladas de grãos alimentam animais de corte – assim os ricos do mundo podem comer carne. Ao mesmo tempo, 500 milhões de pessoas nos países pobres morrem de fome. A cada 6 segundos alguém morre de fome por que pessoas no Ocidente estão comendo carne. Cerca de 60 milhões de pessoas morrem de fome por ano. Todas essas vidas poderiam ser salvas, porque estas pessoas poderiam estar comendo os grãos usados para alimentar animais de corte se os norte-americanos comessem 10% a menos de carne.

14- As reservas de água fresca do mundo estão sendo contaminadas pela criação de gado de corte. E os produtores de carne são os maiores poluidores das águas. Se a indústria de carne no EUA não fosse subsidiada em seu enorme consumo de água pelo governo, algumas gramas de hambúrguer custariam US$ 35.

15- Se você come carne, está consumindo hormônios que foram administrados aos animais. Ninguém sabe os efeitos que estes hormônios causam à saúde. Em alguns testes, um em cada 4 hambúrgueres contém hormônios de crescimento originalmente administrados ao gado.

16- As seguintes doenças são comuns em comedores de  carne: anemias, apendicite, artrite, câncer de mama, câncer de cólon,  câncer de próstata, prisão de ventre, diabetes, pedras na vesícula, gota, pressão alta, indigestão, obesidade, varizes. Vegetarianos há longo tempo visitam hospitais 22% menos que carnívoros e por pouco tempo. Vegetarianos têm 20% menos colesterol que carnívoros  e isso reduz consideravelmente ataques cardíacos e câncer .

17- Alguns produtores usam calmantes para manter os animais calmos. Usam antibióticos para evitar ou combater infecções. Quando você come carne, está ingerindo estas drogas. Na América do Norte 55% de todos os antibióticos são dados a animais de corte, e a porcentagem de infecções por bactérias resistentes a penicilina avançou de 13% em 1960 para 91% em 1998.

18- Num período de vida um comedor de carne médio terá consumido 36 porcos, 36 ovelhas e 750 galinhas e perus. Você deseja tanta carnificina em sua consciência!?

19- Os animais sofrem dor e medo como nós. Passam as últimas horas de sua vida trancados em um caminhão, encerrados com centenas de outros animais, igualmente apavorados, e depois são empurrados para um corredor da morte ensopado de sangue. Quem come carne sustenta o modo como os animais são tratados.

20- Animais com um ano de vida são freqüentemente muito mais racionais – e capazes de pensamento lógico  do que bebês humanos de 6 semanas. Porcos e ovelhas são muito mais inteligentes do que criancinhas. Comer esses animais é um ato bárbaro.

Fonte: www.vegetarianismo.com.br


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Salada de Acelga e Grão de Bico (Vegana)


Ingredientes:
1 maço pequeno de acelga fresca
1 copo de grão de bico previamente cozido 
1 tomate picado em cubinhos
2 colheres (sopa) de gergelim torrado
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
4 colheres (sopa) de vinagre branco
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Fazer:
Lave bem as folhas da acelga e higienize. Levar uma panela grande com água para ferver, acrescentar as folhas de acelga e deixar por no máximo 1 minuto. Retirar as folhas deixar esfriar e rasgá-las em pedaços. Coloque na geladeira por uns 15 minutos antes de finalizar a preparação da salada. Em uma saladeira, misture todos os outros ingredientes e o grão de bico já cozido e frio, coloque a acelga e misture devagar. Salpique o gergelim torrado e sirva a seguir.

Dica:
Para cozinhar o grão de bico: Deixe-o de molho de um dia para o outro. Cozinhe em bastante água até os grãos ficarem macios. Se quiser, retire a casca. (Eu não tiro). Deixe esfriar.


-->

Creme de Milho (Vegano)




Ingredientes:
Cebola picada
2 colheres (sopa) de Azeite de oliva Extra Virgem
1 colher (sopa) de Creme Vegetal
1 lata de milho verde macio sem a conserva (eu uso Bonduelle)
1 caixinha de creme de soja (Saiba mais AQUI)
cebolinha picada, pimenta do reino e sal à gosto

Modo de Fazer:
Colocar o azeite e o creme vegetal na panela, deixar esquentar e refogar a cebola. Adicionar o milho, mexer bem, acertar o sal e a pimenta do reino. Desligar o fogo, despejar o creme de leite, mexer novamente e decorar com cebolinha.

Variação:
Se não quiser os milhos inteiros, pode bater o conteúdo da lata no liquidificador incluindo a conserva, acrescente 1 colher (sopa) de amido de milho e passe na peneira para tirar as peles. E faça a receita como descrita acima.

Dicas:
- Sirva com arroz colorido com cenoura, torta de legumes e salada de agrião.
- Sobre azeite de oliva CLIQUE AQUI


-->

terça-feira, 22 de maio de 2012

Torta de Ganache com Biscoito (Vegana)


Ingredientes:
170g de chocolate em barras
1 colher de sopa de creme vegetal 
1 pitada de sal
1 lata (300g) de creme de soja 
120g de biscoito de côco (Jasmine) ou maizena (Marilan)

Modo de preparo:
Comece derretendo o chocolate com a margarina. Misture bem até que os dois ingredientes formem um creme uniforme. Adicione uma pitada de sal e o creme de soja. Misture bem, até que o creme de soja esteja totalmente incorporado ao chocolate.
Adicione então os biscoitos picados grosseiramente, misture bem e jogue o creme em uma forma de fundo falso de 15 a 20 cm. Deixe no congelador até que o chocolate esteja bem firme. Com a ajuda de uma faca solte as laterais, desenforme e na hora de servir salpique chocolate ou cacau em pó sem lactose.
Você pode ainda ralar o chocolate em barra e jogar por cima da torta.

PRODUTOS SEM LACTOSE:
- Barra de Chocolate: FLORYBAL OLVEBRACHOCOLIFENestlé Classic Zero
- Achocolatado em pó: Uso o achocolate em pó DOIS FRADES da Nestlé ou o achocolatado em pó orgânico sem lactose da NATIVE
- Creme de Soja: Naturis Batavo ou faça a receita AQUI
- Creme Vegetal: Veja matéria neste link AQUI


domingo, 20 de maio de 2012

Batatas com Escarola (Vegana)



Ingredientes:
6 batatas médias
1 maço de escarola
1 tomate picado
1 pimentão (vermelho)
2 colheres (sopa) de cebola picada
3 dentes de alho
sal a gosto
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem

Modo de Fazer:
Cozinhe, descasque as batatinhas e reserve.
Pique a escarola em tiras finas ou em pedaços pequenos e cozinhe com cerca de 1/2 copo de água. Escorra bem. Em uma frigideira grande, frite o alho e a cebola no azeite, adicione o pimentão, mexa bem, em seguida acrescente as batatinhas (pique cada uma em 4 ou 6 pedaços) e um pouco de sal e deixe refogar por alguns minutos.
Acrescente a escarola e misture bem, se precisar adicione um pouco mais de sal.
Desligue o fogo e espalhe, por cima, o tomate picado em cubinhos.
Sirva quente.





quarta-feira, 16 de maio de 2012

Repolho Refogado (Vegano)


INGREDIENTES

1 repolho médio 
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1/2 cebola média picada em pedaços grandes
1 dente de alho picado
2 tomates maduros, picados em pedaços grandes
Salsa e cebolinha picadas à gosto
Sal e pimenta do reino à gosto

MODO DE PREPARO

Corte o repolho em quatro partes e elimine o miolo duro.
Corte em tiras finas, lave bem e higienize.
Deixe no escorredor por alguns minutos, para retirar todo o excesso de água e reserve.
Aqueça o azeite numa panela e frite ligeiramente a cebola e o alho.
Junte o tomate e os temperos verdes, mexa bem e refogue por alguns minutos.
Acrescente o repolho picado.
Tempere com sal e pimenta do reino e mexa bem.
Abaixe o fogo ao mínimo e tampe a panela, até que o repolho esteja cozido, mas não macio demais (mais ou menos 15 minutos).
Se necessário, adicione um pouco de água para ficar um caldinho.
Desligue o fogo e coloque a cebolinha e a salsinha. Mexa bem.
Sirva em seguida.



Caldo Verde (Vegano)


Ingredientes:

8 batatas médias
1 maço de couve picada (você pode comprar picada ou cortar bem fininha)
Meia cebola picadinha
2 dentes de alho amassados
1 caldo de legumes
Água

Modo de Fazer:

Cozinhar as batatas e amassá-las ou triturá-las a ponto de puré. Reservar.

Fritar a cebola e o alho com óleo e refogar um pouquinho a couve.

Acrescentar as batatas amassadas e juntar água para dar ponto de caldo. Temperar com sal e caldo de legumes. Esperar ferver mexendo as vezes e está pronto!

Dica: 
Sirva quente com pão integral ou italiano




quinta-feira, 10 de maio de 2012

Como Preparar Arroz Integral



O ARROZ NOSSO DE CADA DIA

O arroz branquinho pode ser muito gostoso, mas é pobre em vitaminas e nutrientes que melhorariam a sua saúde.

Isso se deve ao processo de preparação que o arroz passa até chegar ao seu prato, pois o arroz para ficar branco passa por um polimento que retira a película amarronzada que o envolve, e é nela que se encontra a maior concentração de nutrientes. Quando não se retira a película o arroz fica conhecido como arroz integral.

Conheça os tipos de grãos de arroz:

Arroz branco – É rico em carboidrato e proteína. Ele maior parte do óleo, das enzimas, vitaminas, minerais e fibras quando sua casca é retirada, portanto não é o dos mais nutritivos. Uma receita muito boa é misturar o arroz branco com o integral para  absorver mais vitaminas, proteínas e minerais.

Arroz Parboilizado – É rico em minerais como cálcio, fósforo, sódio e potássio. Quando ele ainda está na casca, passa por um processo de tratamento com água fervente que leva todos os nutrientes para dentro do grão.

Arroz Selvagem – Tem sabor que lembra nozes ou amêndoas. Tem maior teor de fibras, vitaminas e minerais que todos os outros tipo de feijão.

Arroz Arbóreo – É rico em fibras, sua consistência é um pouco pegajosa, e quando cozido fica bem empapado. Ideal para fazer risoto.

Arroz Integral – É rico em fibras, e proporciona maior saciedade. Tem grande quantidade de vitaminas do complexo B e minerais.

Em minha cozinha, o arroz mais usado é o integral, então vou falar um pouco mais sobre ele.

Esse arroz apresenta uma grande quantidade de fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B. Nutrientes que fazem muito bem ao corpo, pois através deles evitamos disfunções intestinais, auxilia o metabolismo da glicose em diabéticos, protege o sistema nervoso e participa do metabolismo da contração muscular, além de não conter glúten.

Como Preparar o Arroz Integral 

Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz integral (de boa qualidade)
3 xícaras (chá) de água fervente
sal a gosto (eu prefiro usar sal marinho)
salsinha e cebolinha picadas a gosto (opcional)

Modo de fazer:
Coloque a água para ferver em uma caneca. Enquanto isso, lave bem o arroz em escorredor, da mesma forma que se lava o arroz branco. Em uma panela coloque o arroz e deixe refogar sem óleo, mexa bem. Adicione a água fervente e coloque um pouquinho de sal marinho. Cubra com a tampa deixando a panela semi aberta. O arroz vai abrir durante o cozimento e quando a água secar, o arroz vai estar macio e soltinho, apague o fogo e tampe a panela. Espere 5 minutos, transfira o arroz para uma travessa, (misture a cebolinha e a salsinha opcional) e sirva quente.

Dicas: 
- Se você perceber que a água está secando e o arroz não abriu o grão, coloque mais meia xícara de água fervente. Espere o grão abrir para colocar o sal, e misturar. Isso acontece dependendo da marca de arroz que você usar. Tem alguns que são um pouco mais durinhos.
- Você pode utilizar a água de legumes que você cozinhou, pra deixar o arroz mais nutritivo ou adicionar um cubinho de caldo de legumes que eu ensino a fazer AQUI .
- O arroz integral agulhinha demora um pouquinho mais para cozinhar, já o cateto é melhor. Eu geralmente uso o arroz integral cateto.
- Você se lembra de quando nossas avós escolhiam o arroz, pois é hoje em dia a gente também deve fazer isso, limpar o arroz das impurezas é sempre bom, mas isso depende de pessoa para pessoa.
- Se preferir, você pode deixar o arroz de molho por umas 3 horas. Não jogue fora a água do molho pois deve usá-la para o cozimento.

Como fazer seu Arroz 7 grãos

Este arroz custa muito mais caro que o arroz integral simples, pois possui vários grãos misturados em sua embalagem, dando aparência, sabor e nutrientes mais ricos e diversificados.

Eu resolvi fazer meu próprio arroz 7 grãos, assim posso escolher quais grãos adicionar e não gasto com as embalagens caríssimas que andam pelos supermercados.

Compre um arroz de boa qualidade e misture os grãos que desejar: cevada, trigo, aveia, linhaça, quinoa, arroz selvagem, lentilhas, semente de girassol, gergelim, frutas secas, uvas passas, enfim o que você quiser. Você pode fazer um arroz com até 10 grãos se desejar.

Cozinhe da mesma forma que ensinei acima, mas aumente a água para 3 e 1/2 xícaras.

Costumo fazer minha compra de grãos e sementes no local abaixo, na verdade existem várias lojas por lá, é só escolher a sua, os produtos são bem mais em conta, vale a pena, mas preste atenção na data de validade dos produtos e na qualidade dos mesmos:
http://www.andorraalimentos.com.br
Rua Santa Rosa, 171/175
São Paulo - Brás


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cozinhando no Vapor


Para fazer o alimento cozido no vapor, você deve adquirir uma panela especial para esse fim. É uma panela com alças e furos. Geralmente quando se compra conjunto de panelas, já vem uma panela para cozimento a vapor. Ela se encaixa em outra panela que possui uma tampa para o cozimento ser eficiente. Eu gosto muito de usar panelas em aço inox. Hoje em dia existem muitas panelas, algumas com andares, outras elétricas e todas funcionam bem. Quase todas têm tampa transparente para controlar o cozimento. Outra opção é a wok com cesto de bambu, comum nos países orientais.

Cozinhar no vapor é fácil, prático e traz ótimas vantagens: como menor perda de nutrientes, vitaminas e sais minerais. Além disso, os alimentos não entram em contato com o oxigênio durante o cozimento. Isso impede a oxidação dos nutrientes, que é prejudicial à saúde. Outra vantagem: o valor calórico dos alimentos diminuí, pois não é utilizado óleo ou outro tipo de gordura. 

Lembre-se de lavar bem e higienizar o alimento. Espere a água ferver e só então coloque o alimento com cuidado na panela e lembre-se que ele não pode encostar na água durante o cozimento. Tome cuidado com a altura da cesta para que ela não fique mergulhada na água. Deixe o fogo baixo. Feche bem a panela para evitar a perda de vapor, mantendo assim o aroma, a cor e a consistência do alimento. Evite abrir a panela durante o cozimento, pois isso pode interromper a circulação do vapor.

Você deve experimentar e se acostumar com o tempo que os alimentos levam para serem cozidos no vapor. Alguns cozinham muito rápido. O Espinafre, a acelga e a couve por exemplo em apenas 3 minutos já estão prontos.

A verdura deve ficar verde escuro, não pode perder a cor. Este espinafre da foto por exemplo, serviu de recheio para uma lasanha de espinafre com tofu. Ficou muito saborosa.

A água do cozimento pode ser aproveitada para preparar molhos, sopas, arroz e cozinhar grãos. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...