Pesquisar este Blog

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Festa Vegetariana de Aniversário

Essa foi a festa de 11 anos da minha filha Camilla.
Camilla decidiu fazer seu aniversário livre de carne animal.


A mesa ficou colorida e muito saudável.

- Espetinhos de frutas
- Aperitivos com azeitona e tomate cereja
- Palitinhos de legumes com molhinho branco
- Canapés de tofu, patê de azeitonas pretas e pimentão
- Sanduiche de Soja Louca
- Ciabatta de Berinjelas
- Sanduiche de pão integral com cenoura picada e maionese vegana
- Sanduiche de pão francês com alface roxa, tomate seco e ricota de tofu
- Batatinhas temperadas
- Torta de palmito
- Quiche de alho poró
- Torta salgada com legumes diversos.

A festa foi um sucesso.




Veja outro link legal de uma festa vegetariana infantil:
http://michelevege.blogspot.com.br/2010/10/festa-infantil-vegetariana-e-saudavel.html


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Espetinho de Frutas


Ingredientes
morangos grandes cortados ao meio
melão cortado em cubos 
abacaxi cortado em pedaços
cachos de uvas sem sementes
kiwi em pedaços
melancia em pedaços
espetinhos (usados para churrasco)

Modo de preparo
Lave bem todas as frutas e higienize. Faça espetinhos com pedaços variados de cada fruta, de acordo com o seu gosto! Coloque em um pote com tampa escura ou cubra com um pano e guarde em geladeira, mas não por muito tempo. Frutas devem ser servidas o mais rápido possível.
Na hora de servir arranje os espetinhos em um lindo.
Fácil de fazer e muito saudável e todo mundo gosta.
Em festa de crianças também funcionam bem.

Dicas:
- Você pode usar outras frutas deliciosas de sua preferência. Se quiser colocar maça, tem segredinhos para não escurecer ou pelo menos atrasar a mudança de cor, é pingar umas gotinhas de limão em um pote de água e deixar as maçãs de molho.  Deixar a maçã inteira com casca coberta com água e um pouco de sal  também evita o escurecimento.
- Você pode fazer creme de chocolate e colocar ao lado em um potinho para que as pessoas molhem os espetos, fica muito bom.


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Proteína Texturizada de Soja ou Proteína Vegetal Texturizada - PVT



A PVT é um produto pré-cozido que provêm de grãos de soja processados. Fonte de proteínas, ferro, cálcio e sais minerais. Possui baixíssimo teor de gordura e é considerado um alimento versátil.

A PVT não substitui a carne animal, por ter vitaminas e nutrientes diferentes, mas pode ser usada da mesma forma no preparo de molhos, almôndegas, estrogonofes, recheios, sopas, etc.

Alguma pessoas, só de ouvir falar em soja, já faz uma carinha feia, mas tudo é uma questão de hábito, costume e força de vontade. Muitas vezes a PVT é preparada de forma errada, deixando um gosto não muito saboroso ao paladar daqueles acostumados com o sabor da carne animal.

Com um bom preparo da PVT você cozinha pratos saborosos e deliciosos. O tempero faz o milagre e seu carinho e dedicação faz com que a receita fique muito gostosa. A PVT é diferente, mas não é ruim. Experimente!

Existe a PVT graúda, miúda, escura, clara, em tiras em formato de bifes, vários formatos e  marcas.

Vou ensinar a preparar a PVT graúda.

Lembre-se que o tempero é o segredo de qualquer boa comida e isso não é diferente com a soja, quanto mais tempero mais saborosa ela fica.

Ingredientes

1 xícara (chá) de PVT graúda
2 dentes de alho amassados
1 cebola grande picadinha
½ xícara (chá) de salsinha
½ xícara (chá) de cebolinha
1 xícara (chá) de shoyu (para dar sabor e cor)
1 colher (sopa) de orégano
Suco de ½ limão
1 colher (café) sal
1 cubinho de caldo de legumes (ensino a fazer AQUI )
1 colher (chá) de orégano
Molho de pimenta (opcional e à gosto)

Modo de fazer

Coloque a PVT na panela e cubra com água filtrada. Acrescente suco de pelo menos meio limão. O caldo do limão ajuda a tirar o odor meio forte presente em algumas marcas da proteína vegetal.

Leve a panela no fogo e deixe ferver por 10 minutos até que a PVT fique molinha. Vai subir uma espuma, você pode ir tirando a espuma com a ajuda de uma espumadeira. Depois de 10 minutos, corte com uma faca e veja se está realmente mole. Escorra a PVT em um escorredor de macarrão. Enxague e lave bem a proteína até que saia toda a água escura e esprema bem. Em casa, uso um espremedor de batatas para retirar todo o excesso de água da PVT, se você não tiver um espremedor, vai apertando com as mãos ou com a ajuda de uma colher, esprema bem a PVT na peneira. Com o espremedor esse processo é rápido e eficiente. Agora a PVT está pronta para receber os temperos. Se você achar que os pedaços ficaram grandes, você pode cortar com a faca para que fiquem menores.

Em um refratário, coloque a PVT, junte todos os temperos e mexa bem. Quanto mais tempo a PVT ficar com os temperos, mais ela ficará saborosa. Por isso, o ideal é preparar um dia antes de usar em sua receita e guarda na geladeira. Você pode mexer a PVT de vez em quando para que o tempero fique bem distribuído.

No dia seguinte você pode preparar da seguinte maneira:

1) Espetos (churrasquinho de soja): É só pegar do jeito que estiver na travessa, e ir intercalando os espetos com cebola, pimentão, abobrinha em cubos, tomate cereja, e levar para a churrasqueira.

2) Estrogonofe: faça a receita da mesma forma que se prepara o de carne animal. Tenho uma receita AQUI

3) Carne assada com batatas:  Coloque 2 batatas sem cascas e cortadas em diagonal junto com a PVT preparada, misture bem e regue com azeite extra virgem. Leve o refratário ao forno por mais ou menos 30 minutos. Mexa de vez em quando.

4) Feijoada vegetariana: Use a PVT assada (sem batatas) e junte com o feijão preto. Veja uma receita AQUI .

5) Com legumes: Use a PVT assada e prepare legumes grelhados e sirva tudo junto.

Enfim, use sua imaginação, seus temperos e invente seu prato com PVT.

Dicas:
-
Para pratos que utilizam a PVT miúda, como molho à bolonhesa, você pode triturá-la depois de fazer todo o processo e adicionar manjericão ao molho.
- O refogado com a PVT miúda, pode ser usado para rechear panquecas, tortas, fazer bolinhos e outras receitas.




domingo, 10 de junho de 2012

Alternativas mais saudáveis ao açúcar ganham espaço no mercado brasileiro


Já imaginou algo equivalente ao açúcar, mas que não engordasse? Pois esta maravilha já existe! Para quem quer comer doce sem culpa, o agave e o FOS são duas opções saudáveis que já estão no mercado brasileiro.

O agave é uma planta mexicana, de onde é retirado um xarope adocicado, com a consistência do mel, que pode ser usado para adoçar comidas e bebidas sem preocupação, pois não engorda: tem apenas 3,34 calorias por grama. “O agave é uma opção mais saudável porque é um alimento orgânico, de baixo índice glicêmico e que apresenta poder adoçante maior do que o açúcar comum”, diz a nutricionista Juliana Dragone.

Por ser natural, o agave também possui várias vantagens, segundo a nutricionista Bruna Murta, da Mundo Verde, pois realça o sabor dos alimentos e tem absorção mais lenta, sendo indicado para quem quer emagrecer. “O grande benefício é ser um produto orgânico, livre de contaminação química, 100% natural, sem glúten e sem lactose”, explica.

E é versátil: pode ser usado também no preparo de alimentos, como bolos e tortas. Mas deve ser consumido com moderação: por ser fonte de frutose, seu consumo exagerado pode aumentar os níveis de triglicérides e de glicemia, não sendo indicado para diabéticos.

“O agave é um grande aliado para quem busca uma alimentação saudável. É uma opção nutritiva, rica em sais minerais (ferro, cálcio, potássio e magnésio)”, diz a nutricionista Bruna di Chiara Passos. Popular em vários países, como Estados Unidos, Canadá e México, já está sendo comercializado no Brasil, mas apenas em lojas de produtos naturais, com preço ainda não muito doce: uma embalagem de 330 gramas custa cerca de R$ 19,00.

Tecnologia Nacional

Outra opção é o FOS (fruto-oligossacarídeos). Além de não engordar, o FOS não causa cáries e pode ser usado por diabéticos. “Ele não engorda porque sua molécula é muito grande para ser quebrada pelo organismo. Isso já não acontece com o açúcar de mesa.”, explica Michelle Ferreira De Simone, nutricionista da clínica Health Life em São Paulo.  Mas as vantagens e benefícios do FOS vão muito além.

Ele pode ser classificado como um alimento funcional, pois traz muitos benefícios para a saúde como ser absorvido apenas pelos micro-organismos que vivem na parte final do intestino. “Ao ingerirem o FOS, esses organismos crescem e ajudam no tratamento de algumas enfermidades como diabetes e câncer e problemas de absorção de cálcio”, afirma Dragone.

Estudos apontam que o produto melhora o trânsito intestinal, auxilia na recuperação pós-operatória, fortalece o sistema imunológico e até contribui para prevenir o câncer de cólon e de mama. Só se deve ter cuidado e não exagerar, pois o consumo excessivo pode causar diarreia e flatulência. Cada organismo tem sua tolerância de consumo, mas recomenda-se algo em torno de 6 a 8 gramas por dia.

O FOS é muito utilizado nos Estados Unidos e em vários países da Europa. Já no Japão é empregado há mais de 20 anos. Ele pode ser obtido na forma de pó puro, em mistura com outros açúcares ou ainda em cápsulas. Geralmente é encontrado como ingrediente de produtos como barras de cereais, leite em pó, chicletes, sorvetes, biscoitos, doces e sucos, ou como complemento alimentar em produtos de alimentação infantil.

No Brasil, a variedade é bem mais modesta e praticamente se resume a fórmulas infantis ou complementos alimentares. E o que encarece muito o produto é o fato de ser importado. Porém, a Unicamp desenvolveu um novo processo para a produção do FOS com tecnologia totalmente nacional, o que poderá baratear – e muito – o produto. No entanto, ainda não há previsão de quando esta tecnologia entrará em escala industrial.


FONTE:
NOTÍCIAS UOL.



"Leite" de Semente de Linhaça



Além de sua riqueza em ômega-3 (um agente antiinflamatório e regenerador celular) e ácidos graxos monoinsaturados (caloria de queima rápida), ela também é rica em fibras, como as ligninas (precursoras de fito hormônios) e as mucilagens de ação laxante, que nutrem a flora intestinal, tratam mucosas e auxiliam na desintoxicação.
Seu sabor adstringente irá estimular inteligência emocional e afetiva.
Sua riqueza em proteínas e gorduras nutricionais irá favorecer a prevenção e manutenção da boa formação cerebral, atuando de forma rápida em problemas de memória, lucidez e poder pensante.

A semente de linhaça triturada trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. O certo é consumir a semente de linhaça crua, integral, previamente hidratada e triturada somente na hora do seu consumo. O extrato da linhaça não tem um sabor muito bom para tomar puro, portanto é ótimo para fazer vitaminas.

Extrato de Sementes de Linhaça

Ingredientes
1 colher (sopa) de sementes de linhaça marrom inteira e crua
½ copo de água

Modo de Fazer
Colocar a linhaça em uma peneira e lavar em água corrente. Deixar a linhaça de molho na água filtrada ou mineral por pelo menos 8 horas. Tranfira a semente hidratada junto com a água que ficou de molho para o liquidificador e bata de 2 a 3 minutos até que fique bem triturada. Coe todo o extrato em uma peneira bem fina. Despeje o extrato de volta no liquidificador lavado e coloque a fruta de sua preferência: banana, maça, mamão ou outra de seu gosto. A fruta adoça e deixa o extrato bem saboroso. Se não quiser bater com a fruta, pode experimentar puro, de repente você pode gostar. O resíduo que sobra você pode usar para fazer cookies, receita AQUI .

Dicas
- Deixe a linhaça de molho todas as noites e bata de manhã com frutas de sua preferência.
- Os ingredientes acima são para fazer uma vitamina, se você pretende bater vitamina para 3 pessoas, simplesmente triplique os ingredientes.
- Nunca use linhaça em pó ou farinha de linhaça, não faz bem para a saúde por estar de alguma forma oxidada.

Consumo diário de linhaça
-
Adultos devem consumir 2 colheres (sopa) por dia
- Crianças até 12 anos devem consumir 1 colher (sobremesa) por dia


______________________

Referência da matéria:
http://www.docelimao.com.br



sábado, 2 de junho de 2012

Bebidas Juninas

Toda festa junina vem acompanhada das tradicionais bebidas: o quentão e vinho quente.
Lembre-se de que mesmo sendo bebidas caipiras, podem ser servidas com requinte.
- Escolher uma cachaça de boa origem, mais envelhecida, de alambique, pode fazer a diferença entre um quentão sem graça e um drinque memorável da festa junina, o vinho também deve ser de boa qualidade.
- Sirva de preferência bem quente e em canecas de barro ou canecas de vidro que tenham alças, mas se usar a criatividade poderá amarrar um lencinho ou uma tira de lã no copo. Fica um charme.
- Se você encontrar aquela canela em pau de primeira linha (que custa 5 vezes mais que a comum), pode usar menos paus.
- O detalhe das frutas e especiarias assim como a decoração do copo são fundamentais para que essa bebida seja um sucesso.

CONHEÇA A SEGUIR AS RECEITAS DOS DRINQUES JUNINOS
NA VERSÃO TRADICIONAL E GOURMET 
 

QUENTÃO

Fotos encontradas no Google apenas para enriquecimento da matéria

QUENTÃO TRADICIONAL

Receita de Juliano Cordeiro, do bufê Zest Cozinha Criativa, em são Paulo, SP

Ingredientes:
600ml de cachaça de boa qualidade
600ml de água
2 1/2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de gengibre picadinho
5 cravos
3 pedaços de canela em pau
1 maçã cortada em cubinhos
Raspas de 2 limões
Raspas de 2 laranjas

Modo de preparo:
Prepare um caramelo com o açúcar e a água, junte as raspas de laranja e limão, os cubinhos de maçã e o gengibre picadinho. Adicione a cachaça, deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 20 a 25 minutos. Coe imediatamente para retirar os temperos sólidos; reserve esses temperos. na hora de servir, devolva os cubinhos de maçã ao quentão.

Dica para variar a receita: troque os cravos por sementes de cardamomo ou noz-moscada, o açúcar refinado por mascavo, mel ou melado de cana; acrescente capim santo, menta ou outras ervas frescas ao preparo.

QUENTÃO FINO, DE IQUINHO FACCHINI

Ingredientes
2 xícaras de cachaça com aroma (tipo Espírito de Minas e Nega Fulô)
1 xícara de rum
1 xícara de licor de laranja (Cointreau Grand Marnier)
2/4 xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de melado de cana
2 colheres (sopa) de mel (minha dica: substitua o mel por agave)
1 e ½ xícaras de água
Casca de 2 laranjas
Casca 1 limão
100 g de gengibre confitado
1 colher de chá de água de flor de laranjeira
2 cravos-da-índia
1 pau de canela

Rendimento
10 pessoas

Modo de preparo
1- Coloque açúcar, mel, melado e a água em uma panela e leve ao fogo
2- Assim que o açúcar estiver totalmente dissolvido, acrescente o licor, as casas (sem a parte branca para não amargar), o cravo e canela
3- Ferva por 5 minutos
4- Acrescente a cachaça, o rum, o gengibre e a água de flor de laranjeira
5- Ferva por mais 10 minutos, coe e sirva quente

  VINHO QUENTE

Fotos encontradas no Google apenas para enriquecimento da matéria

VINHO QUENTE TRADICIONAL

Receita de Juliano Cordeiro, do bufê Zest Cozinha Criativa, em são Paulo, SP

Ingredientes:
1 1/2 xicara (chá) de açúcar
4 pedaços de canela em pau
10 cravos
Raspas de 2 laranjas
Raspas de 2 limões
1 litro de vinho tinto seco
1 xicara (chá) de água
1 maçã cortada em cubinhos

Modo de preparo:
Ferva todos os ingredientes por 15 a 20 minutos até que os sabores sejam incorporados ao vinho

Dica para variar a receita: troque o vinho tinto por branco; cravo por sementes de cardamomo ou noz-moscada; a maçã por pêssegos frescos cortados em cubos; açúcar por por mel ou Maple Syrup.

VINHO QUENTE CHIQUE, DE MARTA BENDER

Ingredientes
3 garrafas de vinho cabernet ou merlot
1 1/2 xícara açúcar mascavo
150 ml de água
2 maças verdes sem casca cortadas em cubinhos
50 g de cereja seca
50 g de uva-passa branca
50 g cramberry seca
150 ml de licor de laranja (Contreau ou Grand Manier)
200 g chá bolero - Loja do Chá (um mix com hibiscos, rosa-mosqueta, pedacinhos de maçã, baunilha, cascas de laranja e de limão e pétalas de rosas)
2 xícaras vinho do Porto
casca de 2 laranjas

Rendimento
serve 10 pessoas

MODO DE PREPARO DAS CASCAS DE LARANJA

1- Retire as cascas das laranjas com um descascador. Faça com delicadeza para evitar a parte branca (ela amarga a receita)
2- Com auxílio de uma tabua, corte em julienne (fatias bem fininhas)
3- Escalde as cascas de laranja em água fervente. Repita a operação três vezes
4- Em uma panela coloque 200 ml de água e 100 g de açúcar até fazer ficar quase em de ponto fio
5- Coloque as casca nessa calda e desligue. Reserve.

MODO DE PREPARO DO CHÁ

1- Com as 200g do chá faça uma infusão em 3 xíc. de água
2- Aqueça a água com 1 pau de canela e 2 cravos-da- índia
3- Desligue a mistura antes de levantar fervura. Acrescente o chá e abafe de maneira que o recipiente fique bem fechado. Deixe infusionar até esfriar
4- Coe para utilização na receita

MODO DE PREPARO DO VINHO QUENTE

1- Em uma panela coloque o açúcar e deixe começar a caramelizar (sem queimar)
2- Junte a água e mexa até que o caramelo derreta
3- Acrescente o chá e mexa de vez em quando
4- Coloque as frutas secas para marinar no Porto
5- Quando o caramelo dissolver, acrescente o licor, o vinho e a maça. Espere ferver. Não deixe ferver por muito tempo, pois queremos uma maça crocante e manter a qualidade do vinho. Aqui tudo tem de ser rápido, assim que ferver siga para o próximo passo
6- Acrescente as frutas secas marinadas no Porto e as cascas de laranja
7- Assim que ferver novamente tire do fogo e sirva bem quente




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...