Pesquisar este Blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Hamburguer de Beterraba


Ingredientes:
1 xícara (chá) de proteína texturizada de soja miúda (tipo carne moída)
2 xícaras (chá) de água para hidratar a soja
1 colher (sopa) de shoyu
1/2 xícara (chá) de aveia em flocos finos
½ xícara (chá) água
3 colheres de sopa de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de farinha de trigo integral
½ xícara (chá) de salsinha picada
½ cebola ralada
1 xícara (chá) de beterraba ralada no ralo fino
1 dente de alho espremido
sal marinho e pimenta do reino à gosto
1 colher de sopa de azeite extra virgem para assar

Modo de preparo:
Hidrate a proteína de soja em duas xícaras de água morna, coloque o shoyu, misture bem e aguarde 10 minutos, escorra bem a soja e coloque em uma vasilha. Misture a aveia com ½ xícara de água por alguns minutos e coloque na vasilha da soja. Acrescente todos os outros ingredientes na vasilha e misture tudo muito bem, use as mãos se for preciso. Em seguida faça bolinhas e aperte no formato de hamburguer. Coloque no freezer por 20 minutos para firmar um pouco, retire e asse em assadeira untada, em fogo médio.  Deixe dourar de um lado e com a ajuda da espumadeira vire e deixe dourar do outro lado. Ele fica com uma cor avermelhada linda e o gosto é muito bom.
Coloque dentro do pão de hambúrguer com gergelim, tomates e cebolas fatiados, folhas de alface, ketchup e maionese vegana que eu ensino a fazer AQUI.

Dicas:
- Você pode aumentar a receita e congelar os hamburgueres, quando quiser é só retirar e assar (ou fritar se preferir).
- Sirva com batatinhas fritas ou com batatinhas especiais que eu ensino a fazer AQUI.



quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Salada de Beterrabas com Molho de Laranja



Ingredientes para a salada:
4 beterrabas pequenas ou médias
gomos de 1 laranja sem casca e sem sementes
½ tofu esfarelado
folhas de alface americana
folhas de espinafre
nozes sem casca para enfeitar
água para fervura

Modo de preparo da salada:
Escolha 4 beterrabas pequenas, limpe muito bem e descasque, as menores são mais saborosas. Corte as beterrabas em cubos pequenos.  Coloque uma panela própria para fazer legumes a vapor com um pouco de água e leve para ferver. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e coloque as beterrabas dentro. Leva mais ou menos 15 minutos para cozinhar. Apague o fogo e deixe a beterraba esfriar. Cuidado para não secar a água da panela durante a fervura. (Eu ensino a fazer legumes a vapor AQUI )

Lave bem as folhas de alface e do espinafre, higienize, escorra e arrume no fundo de uma travessa, coloque a beterraba picada (já fria) e as laranjas por cima. Esparrame o tofu e jogue algumas nozes para enfeitar.

Na hora de servir espalhe o molho por cima.

Ingredientes do molho:
1 dente de alho
sal e pimenta do reino à gosto (recém moída, se possível)
suco de 1 laranja espremida na hora
3 colheres (sopa) de azeite (45 ml)

Preparo do molho:
Corte o dente de alho e esfregue no fundo e nas laterais de uma tigela para que solte o aroma. Coloque o sal e a pimenta, despeje o suco de laranja, as laranjas picadas e o azeite. Misture bem o molho e despeje em cima da salada.


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Vegetais e Legumes para seu Cãozinho


7 VEGETAIS E LEGUMES PARA AJUDAR NA DIETA DO SEU CÃOZINHO 

Coloridos e saborosos, eles são irresistíveis aos bichos. Conheça os legumes e verduras que vão abastecer a tigela dos pets com nutrientes essenciais.

Cenoura
Cães de todas as idades não resistem a esse legume, que é recheado de fibras e vitaminas A, C e K. A veterinária Talita Dal’Evedove Lopes, da clínica Planet Dog, em São Paulo, recomenda o alimento para todos os peludos, especialmente os filhotes. “Quando os dentes estão nascendo, a gengiva deles coça muito e mastigar uma cenoura crua alivia o incômodo e ainda faz bem para a digestão”, diz ela.

BENEFÍCIOS: é fonte de vitaminas A, C e K
COMO SERVIR: crua e em pedaços, como petisco, ou cozida e misturada à ração

Brócolis
Este vegetal verde-escuro é um dos campeões de preferência canina e tem o poder de ajudar no controle da pressão arterial, o que é uma vantagem para cães idosos, obesos ou predispostos ao problema. “Como deixa o animal saciado rapidamente e tem poucas calorias, o brócolis também é recomendado para aqueles que precisam emagrecer ou controlar o peso”, explica Talita. Só um lembrete: ofereça-o sempre com moderação, para que as fibras do alimento não soltem o intestino do cão.

BENEFÍCIO: é rico em fibras e, por isso, faz bem para o aparelho digestivo
COMO SERVIR: cozido e misturado na comida é o mais indicado

Beterraba
Vermelha e adocicada, essa hortaliça rica em ferro vai fazer até os pets mais exigentes lamberem a tigela. O veterinário Rodrigo Prazeres, da clínica VetZoo, em São Paulo, indica a beterraba como complemento na dieta de cães com problemas digestivos ou que têm algum tipo de intolerância a ração. “Além de nutritiva, ela possui muitas fi bras, o que ajuda no funcionamento do intestino”, afirma. Ele apenas alerta os donos para a cor das fezes do bicho,  que pode ser alterada pela ingestão do legume.

BENEFÍCIOS: é fonte de ferro, um mineral que ajuda a prevenir a anemia
COMO SERVIR: cozinhe ao vapor, corte em cubos e misture à ração do pet

Vagem
Famosa por empurrar para baixo as taxas de açúcar no sangue, ela é uma grande amiga dos cães diabéticos. Outra função desse legume, segundo algumas pesquisas, é reduzir o colesterol. Quer seu cão sofra desses males ou não, vale oferecer pedacinhos de vagem para ele como forma de prevenção - de quebra, você vai colorir o prato do pet com mais nutrientes. “Por conter fibras, ela previne doenças do sistema digestivo e tem a vantagem de ser um dos vegetais com menor quantidade de calorias”, diz Talita.

BENEFÍCIOS: ajuda a regular o colesterol e a controlar as taxas de açúcar no sangue
COMO SERVIR: cozida e cortada em pequenos pedaços, como petisco, substituindo outros snacks

Couve
A honorável integrante da família dos repolhos contém altas doses de ferro e cálcio, além de betacaroteno, uma substância que, uma vez processada pelo organismo, transforma-se em vitamina A. Segundo Talita, a couve é também uma eficiente aliada dos cães que precisam perder peso, já que as fibras contidas nas folhas fazem volume no estômago e, em consequência, matam rapidamente a fome. Tome cuidado para não exagerar na dose, pois, em excesso, ela causa flatulência.

BENEFÍCIOS: protege os ossos do cão e previne problemas como a anemia
COMO SERVIR: cozinhe ao vapor ou com pouca água, corte em tiras finas e misture à ração

Abóbora
Além de saborosa, ela é rica em vitamina A, que faz bem para a pele e os olhos, e ainda vem recheada de radicais livres, substâncias que reforçam a defesa do organismo contra várias doenças. Outros dois méritos dessa hortaliça: previne problemas de visão e derrames e ajuda na absorção de nutrientes como proteínas e ferro. Depois da primeira lambida, o cão não vai resistir ao doce sabor da abóbora.

BENEFÍCIO: protege os olhos e a pele e ainda combate a fadiga
COMO SERVIR: cozida no vapor ou na água e cortada em cubos

Alface
Pets que vivem às voltas com problemas digestivos, especialmente a prisão de ventre, vão adorar mastigar algumas folhas de alface. Além da textura diferente, essa verdura tem quase nada de calorias e suas fibras fazem uma verdadeira faxina no intestino, organizando seu funcionamento. E mais: a alface é repleta de nutrientes capazes de defender o organismo do pet contra os radicais livres e doenças sérias como o câncer.

BENEFÍCIOS: abastece o organismo do cão com vitaminas A, C, E e K, além de possuir minerais como zinco e ferro
COMO SERVIR: picada crua, misturada à ração ou entre as refeições, como petisco


Fonte:Texto: Érica Caprotti
Adaptação: Rafael Trocatti
http://revistameupet.com.br


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Sal de mesa ou sal marinho?



Aprenda qual é a diferença

Essencial à saúde e um dos principais ingredientes da culinária, o sal deve ser usado com moderação

Mesmo que você tente não usar muito sal, é quase impossível evitá-lo. Existem cinco sabores que todas as pessoas são capazes de sentir: amargo, doce, azedo, salgado e umami (que significa "sabor delicioso e apetitoso" em japonês). Apenas o "salgado" está diretamente relacionado a uma substância que precisamos consumir para que nossos corpos funcionem corretamente. Graças a essa necessidade, os humanos e os animais têm um paladar incorporado ao sal.

O sal é um ingrediente presente em muitas receitas, inclusive nas doces, porque os alimentos muitas vezes ficam "sem sabor" quando ele não é usado. O sal aumenta o sabor e equilibra o amargor e a acidez. Ele também tem muitas outras funções nas receitas, como regular a fermentação do fermento em pães e conservar carnes. Ele é conhecido como o "aditivo alimentar mais antigo do mundo", segundo informações do Instituto do Sal.

Todo sal contém dois elementos básicos: sódio e cloro. Como os dois elementos são voláteis, eles são encontrados na natureza como parte de compostos como o cloreto de sódio (NaCl), que forma o mineral halita. O cloreto de sódio é formado por cerca de 60% de cloro e 40% de sódio.

Veja a diferença entre os dois.

Sal de cozinha - O sal de mesa é basicamente purificado a partir do sal marinho ou obtido de sal rochoso (halite), um mineral obtido por mineração de minas de sal. Este tipo de sal contém aditivos como iodetos (usados como suplemento alimentar) e vários agentes antiaglomerantes. Ele é processado para remover impurezas e contém antiaglutinantes como o fosfato de cálcio. Ao ser refinado o sal perde boa quantidade de minerais, e por isso, é acrescido de iodo, que é utilizado para prevenir o bócio (crescimento anormal da glândula tireóide), como uma medida de saúde pública.

O sal de mesa comum não é natural mas resultante de um complexo processo industrial que através de elevadas temperaturas e banhos sucessivos retira do sal marinho natural quase a totalidade dos seus minerais (cerca de 83) restando apenas o cloreto de sódio ao qual são acrescentados vários compostos químicos como: carbonato de cálcio, dextrose, talco mineral e oxido de cálcio(cal) entre outros.


Sal marinho - O sal marinho é mais recomendado porque é obtido pela evaporação da água do mar, o que o torna mais puro. Este tipo de sal não passa pelo processo de refinamento. O sal marinho é mais escuro e seu sabor é menos salgado que o do refinado. O sal marinho é o sal grosso, aquele usado em churrascos, só que moído. Na maior parte do mundo, o sal marinho é mais caro que o sal de mesa. Entretanto, no Brasil, em função da escala de produção, é o tipo mais comum e barato.

Por não ser refinado, o sal marinho mantém os microminerais que geralmente são removidos durante o processo de refinação, inclusive o iodo (o sal contém aproximadamente 84 minerais que são eliminados durante o refino).

O sal marinho pode ser grosso, fino ou em flocos. Pode ser branco, rosa, preto, cinza ou de uma combinação de cores, dependendo do lugar de onde vem e dos minerais contidos nele.

Alguns amantes da culinária afirmam que quantidades mais altas de microminerais podem deixar os sais marinhos com um sabor único e natural. Outros dizem que o sabor é o mesmo, mas que as cores e texturas diferentes podem fazer a diferença na aparência dos pratos. Em geral, os sais marinhos não são usados durante a preparação, mas sim para "finalizar" um prato.

O sal marinho ou sal natural é um produto benéfico, composto por nutrientes primários (elementos) entre eles o iodo natural das algas marinhas microscópicas presentes no sal.

Se usado em quantidades normais, o sal marinho contribui para a reposição mineral do organismo e para um bom funcionamento da glândula tireóide.

Pode ser encontrado em supermercados e nas casas de produtos naturais.

Consumo de sal pelos seres humanos

O sódio e o cloro no sal são eletrólitos, minerais que conduzem eletricidade em nossos fluidos e tecidos. Os outros eletrólitos principais são o potássio, o cálcio e o magnésio. Nossos rins controlam a quantidade de eletrólitos e água, regulando os fluidos que ingerimos e expelimos de nossos corpos. Se essa quantidade estiver alterada, nossos músculos, nervos e órgãos não irão funcionar corretamente porque as células não conseguem gerar contrações musculares e impulsos nervosos.

Apesar de necessitarmos do sal, é recomendado que ele seja consumido em pequenas quantidades. Consumido em excesso, o sal pode provocar problemas de saúde como hipertensão arterial (pressão alta) e funcionamento deficiente dos rins.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que as pessoas consumam no máximo 2,0 gramas de sódio (o equivalente a uma colher de chá) por dia.


Dica:
- Assim como a pimenta do reino, se o sal for moído na hora de usar, proporciona mais sabor ao preparo, além de favorecer nossa saúde. Use moedores de sal para temperar saladas e finalizar pratos, e fique atento na hora de comprar sal e também na quantidade consumida por sua família.

_______________

Referência da Matéria:
http://www.bonde.com.br



domingo, 23 de setembro de 2012

Gersal



O Gersal é um condimento bastante comum na alimentação vegetariana e macrobiótica.

É um produto obtido a partir de sementes de gergelim integral, selecionadas e tostadas com o sal marinho. Ótima opção de acrescentar nutrientes à sua refeição.

Ele é ótimo para quem tem retenção de líquidos ou é hipertenso. Substituindo o uso do sal comum pelo Gersal, você vai sair ganhando sempre.

Ingredientes:
1 xícara (chá) de gergelim branco (240ml)
1/8 de xícara (chá) de sal marinho iodado (30ml)

Preparo:
Pegue uma frigideira e leve ao fogo médio. Despeje os gergelins, e fique mexendo com a colher de pau, até que eles dourem. Você sabe quando está pronto, pois as sementinhas começam a pular na frigideira.
Coloque no liquidificador, adicione o sal e triture bem até virar um pó, se você quiser pode deixar mais grossinho, não importa.
Guarde em um potinho de vidro com tampa na geladeira e vai utilizando nos seus preparos culinários.

Dicas:
- 1 colher (de chá) de sal, você pode substituir por quatro colheres (de chá) de Gersal.
- Use no lugar do sal comum, para temperar saladas, cozidos, sopas, patês e arroz.
- Veja como torrar o Gergelim AQUI .
- Você pode usar gergelim branco e preto juntos para fazer o Gersal.
- Você pode encontrar o Gersal pronto em lojas de produtos naturais, mas vale tão a pena fazer o seu próprio, experimente.
- Veja porque usar o Sal Marinho na matéria que eu coloquei AQUI .

Dicas para usar o Gersal mais grossinho


Para temperar batatas assadas
Para temperar legumes cozidos no vapor
Para temperar saladas
Para temperar berinjelas ao forno

Enfim use a sua imaginação e use o Gersal no lugar do sal. Mais saúde e sabor em seu dia.


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Arroz Integral com Cebolas Fritas



Este é um arroz simples, com um gostinho especial.

Ingredientes para o arroz:
2 dentes de alho picadinhos
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 xícara de arroz integral (de boa qualidade)
1/2 colher (sobremesa) de sal (se quiser use sal marinho)
3 xícaras de água fervente

Ingredientes para a cebola:
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
3 cebolas grandes em rodelas

Modo de preparo: 
Lave bem o arroz usando escorredor. Na panela onde você costuma preparar o arroz integral, coloque o azeite e os dentes de alho, deixando fritar levemente. Acrescente o arroz e refogue por um minuto. Junte a água fervente e o sal, deixe cozinhar com a tampa da panela semi aberta, quando a água secar e o grão estiver cozido e aberto, você pode desligar o fogo e fechar a panela. Se precisar adicione um pouquinho mais de água fervente.

Frite as cebolas no azeite, numa frigideira de fundo grosso. Aos poucos, elas vão murchando e caramelizando. Mexa de vez em quando, para evitar que elas grudem no fundo da frigideira. Deixe bem fritinhas e douradas.

Transfira o arroz para uma travessa, cubra-o com as cebolas bem caramelizadas e sirva quente.


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Pão de Forma Integral



Ingredientes 1ª. parte - Fermentando
½ xícara (chá) de água morna
1 e ½ colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 tablete de fermento biológico fresco (15g)
½ xícara (chá) de farinha de trigo

Modo de preparo da 1ª. parte - Fermentando
Amornar a água e colocar em uma vasilha. Adicionar o açúcar e o fermento e ir mexendo com a colher para dissolver. Colocar a farinha, tampar e deixar crescer enquanto você faz a segunda parte.

Ingredientes 2ª. parte – Massa
1 xícara (chá) de farinha de trigo branca
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
¼ xícara (chá) de semente de linhaça
½ colher (sopa) rasa de sal
½ xícara (chá) de aveia em flocos
½ xícara (chá) sobras de resíduo de leites vegetais (Opcional - você pode colocar nozes trituradas)
½ xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de água fervendo
1colher (sopa) de aveia para untar a forma

Modo de preparo da 2ª. parte – Massa
Colocar num vasilha a farinha de trigo branca, 1 xícara de farinha integral, a linhaça, o sal, a aveia em flocos, o resíduo que sobrou do leite vegetal e mexer bem. Acrescentar o óleo e depois a água fervendo. Mexer até ficar uma massa úmida.

Juntando as partes
Colocar a 1ª. parte da massa dentro da vasilha onde está a segunda parte e misturar até ficar homogênea e começar a desprender da vasilha.
Acrescentar a ultima xícara de farinha integral até dar ponto. A massa fica ótima, não fica grudenta. Untar uma forma com óleo e jogar aveia em flocos. Colocar a massa em cima e deixar crescer um pouco, pelo menos 15 minutos. Assar em forno baixo à 180graus por mais ou menos 20 minutos dependendo do forno.

Dicas:
- Para fazer dois pães dobre a receita, na foto eu fiz um em forma própria para pão e o outro em forma de pudim furada no meio. Assei os dois juntos e ficaram ótimos.
- Você pode adicionar outros ingredientes na massa, como nozes ou avelãs trituradas, quinoa, gergelim, passas, etc...
- Você pode cortar em fatias e guardar na geladeira, igual aos pães de forma comprados. Pela manhã coloque na torradeira para esquentar. Coloque creme vegetal ou geléia de morango.


Como e onde preparar seus alimentos?


Cozinhar cada alimento corretamente é essencial. O método de cozimento é mais importante do que simplesmente decidir cozinhá-lo ou não.

Cozido na panela de pressão - Carnes e feijões são geralmente cozidos em panela de pressão. Como eu não uso carne em minhas refeições e meu feijão é feito em panela de ferro, não utilizo a panela de pressão. Tenho que ressaltar aqui que não sou muito fã desta panela. Acho que mesmo que seja usada corretamente ainda apresenta alguns riscos de explosão. O cozimento em panela de pressão é excessivamente rápido, prejudicando a digestão e comprometendo os nutrientes de alguns alimentos. Se você optar por panela de pressão, não use as de alumínio, pesquisas mostram que a migração do alumínio para o alimento é maior em panelas de pressão.

Cozido na panela de ferro: É uma boa pedida para cozimento de feijão, lentilha, arroz e sopas porque mantém o calor constante e a temperatura alta e ainda libera ferro, que auxilia no tratamento de anemia. O uso da panela é também indicado para vegetarianos, mulheres em idade fértil e crianças. A vantagem da panela de ferro é que ela não se deforma com o calor e conserva melhor a temperatura dos alimentos, representando uma boa economia de gás. Para manter a panela sem ferrugem e evitar perigo ao nosso organismo, sempre depois de lavá-la, seque-a no fogão. Alguns alimentos, como o feijão, ficam ótimos quando cozidos em água e panela de ferro, pois se beneficiam de um cozimento mais lento, em que se apuram aromas e sabores.

Cozido na panela à vapor – Os minerais e as vitaminas dos alimentos são mais bem conservados, pois não há perdas por difusão, como na água. Além disso, cozinhar a vapor dispensa o uso de gorduras, podendo deixar as preparações menos calóricas e muito mais saudáveis. O segredo é usar pouca água e deixar o alimento no vapor por apenas alguns minutos. No cozimento à vapor por curta duração a perda de nutrientes ainda ocorre, mas é mínima

Cozido em panela de inox - O melhor é cozinhar os alimentos com a casca. Além de conservar muito mais as vitaminas, esse processo permite menos desperdício (depois de cozinhar, basta passar a mão que a casca sai totalmente). A quantidade de água também é importante: os alimentos devem ser cozidos com o mínimo possível. O ideal é colocá-los quando o líquido já estiver fervendo e preservar a panela fechada. Para aproveitar todas as vitaminas e proteínas dos alimentos, essa água também pode ser usada para preparar arroz, feijão, lentilha e macarrão. Lembre-se: Alimentos cozidos em água perdem mais nutrientes do que no vapor.

Cru - No caso dos vegetais, ao comê-los crus é a maneira de aproveitar ao máximo seus nutrientes, perdidos durante o cozimento prolongado. Quem optar por consumir alimentos crus colabora também com o bom funcionamento do intestino. O primeiro passo é lavar os alimentos em água corrente. Também dê preferência a alimentos cultivados sem agrotóxicos. Compre orgânicos sempre que possível. Caso tenha dúvidas com relação aos aditivos químicos, use uma escovinha no processo de higienização e, depois, um pano limpo para enxugar. Se você tiver centrífuga, não há necessidade de descascar a fruta ou o legume, como cenoura, tomate e beterraba, basta que estes estejam bem limpos. Evite triturar muito as frutas no liquidificador (se for o caso) para que não percam as fibras e vitaminas. O ideal é consumi-las inteiras ou em pedaços grandes.

Frito - A qualidade nutricional dos alimentos fritos não diminui significativamente, já que o tempo de fritura é curto. Se o óleo está bem quente, a absorção de gordura pelo alimento é menor. A desvantagem é que acrescenta muitas calorias aos alimentos, por ser um método à base de gordura.
Dicas: Trocar com regularidade o óleo de fritura; não deixar nunca que o óleo chegue ao ponto de fumaça, uma vez que isto significa que tenha chegado à sua temperatura crítica, o que traz riscos à saúde; secar os alimentos fritos cuidadosamente, colocando-os em papel absorvente; trocar o papel de fritura até que o alimento fique seco, isso porque o alimento pode reabsorver o óleo que ficou no papel.

Assado - A cocção no forno favorece a conservação dos nutrientes, pois é formada uma partícula protetora no alimento, concentrando os minerais. A única desvantagem é que pode ressecar o alimento se ficar muito tempo no forno.

Grelhado - Os legumes grelhados são feitos em uma frigideira muito quente. No caso da abobrinha e da berinjela ficam realmente saborosos e com uma aparência de dar água na boca. É um procedimento rápido também e os nutrientes não se perdem.

Minha Dica:
Um prato saudável e bonito leva muito mais atenção em seu preparo. Faça de sua cozinha um local prazeroso, onde as crianças participam, o parceiro ajuda na receita e o filhão lava a louça, não importa quanto tempo você fica nela. Esqueça da TV, do computador e de sei lá mai o que! A cozinha deve ser um lugar onde todos se reúnem e aprendem juntos. É diversão na certa!


_______________________

Saiba mais sobre as panelas que deve usar em sua cozinha:
http://sandranutricionista.blogspot.com.br/2011/03/voce-sabe-qual-e-panela-ideal-para.html

Onde encontrar panelas de ferro:
http://www.apaneladeferro.com.br


Porque usar panela de ferro:
Reportagens sobre os benefícios do uso de panela de ferro para absorção de ferro no organismo evitando anemia e doenças decorrentes da alimentação pobre em ferro. Processo produtivo da fundição de ferro para produção de panelas e utensílios domésticos.

http://www.youtube.com/watch?v=BVOZLaWBgeg



quarta-feira, 19 de setembro de 2012

“Leite” de Gergelim



O extrato de gergelim tem 10 vezes mais cálcio do que o leite da vaca. Se o gergelim germinar demais, o leite fica amargo. Então você deve fazer direitinho, para ter um extrato vegetal de altíssima qualidade, excelente para fazer vitaminas ou simplesmente tomá-lo puro.

Ingredientes:
Para fazer um copo de extrato de gergelim
½ xícara de grãos de gergelim com casca 
1 copo de água filtrada ou mineral

Modo de Fazer:
Coloque as sementes de molho em água por 8 horas. Coe em uma peneira e deixe as sementes por máximo 1 hora aerando. Mais que isso irá ficar amargo. Prepare então o leite batendo no liquidificador com o dobro de água filtrada. Tome imediatamente para evitar o sabor amargo.

Variação:
- Acrescente uma fruta no liquidificador para dar cor e sabor variados.
- Coloque o extrato de gergelim em uma vasilha com granola e frutas.
- Se usar gergelim sem casca, deixe de molho por no máximo 1 hora, mas lembre-se, a maior parte do cálcio está na casquinha, então prefira gergelim com casca.


Como torrar a semente do Gergelim



Gergelim

É uma semente rica em nutrientes.

A presença significativa de cálcio em sua composição ajuda ainda no combate ao desgaste ósseo.  Em uma colher de sopa de sementes há 830 miligramas de cálcio altamente biodisponível, o que garante que ele seja assimilado pelo nosso organismo em grande proporção.

Como torrar a semente do gergelim

Ingredientes
1 xícara (chá) de gergelim cru com casca
1 frigideira
1 vidro com tampa

Modo de Fazer
Coloque o gergelim em uma frigideira seca (sem untar) e leve ao fogo baixo. O gergelim começa a dourar no seu próprio óleo. Mexa com colher de pau. Você sabe quando está pronto, pois as sementinhas começam a pipocar na frigideira, e soltam um aroma delicioso, e a cor fica parecida com cor de palha. Quando atingir esse dourado, retire imediatamente do fogo, pois a panela quente pode continuar tostando o gergelim mesmo que o fogo esteja apagado. Deixe esfriar e guarde em um vidro com tampa.

Dica:
- Você encontra gergelim para comprar em supermercados, na parte de produtos naturais.
- Quando torrado, o gergelim adquire um gosto mais forte e muito saboroso, ideal para ser usado em pães, sanduíches e saladas.

_____________

Referência:
http://www.eatingoutloud.com



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Refresco de Chia



As sementes de chia são ricas em antioxidantes, cálcio, ferro, fósforo, selénio, potássio e magnésio. São ainda uma boa fonte de proteínas (cerca de 16g/100g), apresentando todos os aminoácidos essenciais, e de fibras solúveis e insolúveis.

A chia é considerada uma das melhores fontes de ácidos gordos ómega 3 e 6, proporcionando o rácio perfeito entre o ómega 3 e ómega 6, o que é ideal para uma alimentação saudável. O ómega 3 é um nutriente muito importante sobretudo para crianças, grávidas, estudantes ou para quem tenha uma actividade essencialmente intelectual.

Para consumir as sementes, é só misturá-las, inteiras ou moídas, em vitaminas, iogurtes, saladas, batidos, sopa, pratos de massa, chá, etc.

Moídas podem substituir uma quantidade da farinha em receitas de pão, biscoitos ou bolos.

Pode ainda misturar uma colher de sopa de sementes a 250 ml de água (aumentam várias vezes o seu volume), deixar repousar uns minutos e beber simples, misturado com sumo de limão ou batido com frutas.

Pode também usar as sementes dissolvidas em água em algumas receitas como substituto do ovo.

As sementes de chia, ao contrário das de linhaça, não precisam ser cozidas ou moídas para se usufruir dos seus nutrientes, pois são facilmente digeridas.

REFRESCO DE CHIA

Ingredientes:
1/2 litro de água filtrada
1 colheres de sopa de sementes de chia
sumo de 1 limão
adoçante (opcional)

Preparação:
Misture as sementes na água e deixe repousar uns minutos. Adicione o sumo de limão a gosto. Se desejar adicione um adoçante a seu gosto e leve a à geladeira ou adicione um pouco de gelo.

DICAS
- A chia deve ser deixada por 5 minutos imersa no líquido antes de ser consumida.
- Uma colher de sopa de chia proporciona nossa necessidade de cálcio, magnésio e potássio do dia.


Fonte de referência
http://www.sementesdechia.com



Cookies de Linhaça


Bonitos e saborosos, são ideais para todas as idades.  Indicados para consumir em lanches, merendeiras e para aguardar a próxima refeição. Rico em nutrientes e fibras, reduz a compulsão alimentar, trata a diabetes e a prisão de ventre.

Quando é preparado o extrato de semente de linhaça (AQUI ), sobra um resíduo de fibras que é usado para fazer este saboroso cookie.

Ingredientes:
- Cerca de 4 colheres (sopa) da massa de fibras da linhaça, que é bem liguenta, devido à presença de traços da sua mucilagem
- 1 banana nanica (caturra) bem amassada
- 2 colheres (sopa) de uva-passa preta sem semente
- Raspas da casca de limão a gosto
- Gotas de suco fresco de limão a gosto
- Gotas de baunilha a gosto (opcional)
- 2 colheres (sopa) de chocolate sem açúcar em pó (opcional)
- Aveia integral em flocos suficiente para dar a consistência final (para os celíacos use flocos de arroz)

Preparo:
Junte todos os ingredientes em uma tigela pirex. Vá acrescentando a aveia em flocos até consistência ideal para manusear a formatação dos cookies.
Arrume os cookies com a ajuda de 2 colheres de sobremesa. O formato ideal é de quadradinhos de 3x3cm ou bolachas com este diâmetro e 2 cm de altura. Não precisa afastar muito um do outro pois não irão crescer. Dê uma amassadinha final com um garfo para ajudar na desidratação.
Asse em forno mínimo (porta entre aberta) ou via desidratação solar. Se ficarem bem desidratados, pode-se colocar em potes de vidro com tampa e guardar por até 5 dias.


Fonte:
http://www.docelimao.com.br


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Yakissoba de Legumes



Yakissoba significa macarrão tipo soba refogado ou frito. Tem sua origem na China assim como toda as formas de massa conhecida no Oriente.

O Yakissoba japonês se mostra mais leve e menos gordurosa que o chinês mas o conceito técnico do preparo nada difere com relação ao chinês. O que difere são alguns ingredientes mais pesados ou mais leves.

Ingredientes
1 pacote de 200g de macarrão para yakissoba (sem ovos)
4 folhas de acelga cortadas em cubos
100g de brotos de feijão (moyashi)
1 cenoura média cortada em diagonal bem fino
6 vagens cortadas em diagonal bem fino
3 flores de couve flor cortados em 5cm
5 flores de brócolis cortadas em 5 cm (opcional)
1 pimentão vermelho, cortado em tiras bem finas
1 tablete de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de amido de milho
50 ml de shoyu (molho de soja)
Sal e pimenta do reino branca a gosto
10 ml de óleo de gergelim torrado (opcional por ser um óleo bem caro, mas o gostinho é muito bom)
50 ml de óleo de canola

Modo de preparo
Lave bem todos os legumes e vegetais e corte-os conforme a receita.
Cozinhe o macarrão para yakissoba até ficar ao dente, escorra toda a água e reserve.
Aqueça o óleo de canola numa panela wok ou uma frigideira grande e frite o macarrão até ficar um pouco firme e levemente tostado, sem deixar queimar.
Retire o macarrão da frigideira e deixe o óleo escorrendo do macarrão numa assadeira, pegue este macarrão já seco e coloque numa travessa média.

Retorne o óleo de canola à frigideira e aqueça-o, refogue a cenoura, em fogo baixo, com um pouco de água. Deixe-a amolecer e junte a couve-flor e o brócolis. Aguarde ficarem macios e acrescente o pimentão e a vagem. Mexa suavemente e, se necessário, acrescente mais água. Tempere com sal e pimenta à gosto. Junte a acelga e mexa um pouco. Acrescente o shoyu, à frigideira e misture tudo.
Deixe refogar por 1 minuto e coloque o broto de feijão e deixe cozinhar por mais 1 minuto.

Adicione o óleo de gergelim e engrosse o molho com uma mistura de amido de milho em 1/2 xícara (chá) de água e junte aos legumes para engrossar o caldo, mexendo sempre. A textura do molho deve ser cremosa e brilhante.

Cubra o macarrão com os legumes e sirva em seguida.


Dica:
O macarrão da marca GRAN MASSA não tem ovos, mas você deve ler as embalagens. Existem várias marcas em supermercados e mercearias de produtos japoneses.


Sopa de Missô com Espinafre



Ingredientes:
2 colheres (sopa) de missô
2 xícaras (chá) de água filtrada
1 cenoura cortada em tiras fininhas
1 xícara (chá) de folhas de espinafre lavadas e higienizadas
cebolinhas cortada na diagonal

Modo de fazer:
Raspe a cenoura e corte em tiras bem fininhas. Corte a cebolinha na diagonal. Numa panela, leve a água ao fogo médio. Quando ferver, junte cenoura e deixe cozinhar por 5 minutos. Após o cozimento, desligue o fogo e adicione o missô. Misture bem até dissolver. Em um “bowl”, adicione as folhas de espinafre e despeje a sopa pronta por cima. Coloque a cebolinha para enfeitar e sirva a seguir.

Observações:
O Missô também conhecido como massa de soja , é um tempero formulado a partir da soja, do arroz e acrescido de sal, produzido por método de fermentação 100% natural.
Tudo o que você precisa saber sobre o misso está na página abaixo:
http://www.sakura.com.br



Como Preparar Feijão



Por que deixar o feijão de molho?

Todos os grãos contém ácido fítico (um ácido orgânico no qual o fósforo é ligado) em sua camada mais externa. O ácido fítico pode-se lgar ao cálcio, magnésio, cobre, ferro e especialmente ao zinco no trato intestinal e bloquear a sua absorção. É por isso que uma dieta rica em grãos integrais não fermentados pode levar a sérias deficiências de minerais e perdas ósseas. A moderna, mas incorreta recomendação para o consumo de grandes quantidades de grãos integrais normalmente melhora o trânsito intestinal num primeiro momento, mas pode levar a problemas como a síndrome do intestino irritado, entre outros desagradáveis efeitos colaterais a médio e longo prazo.

Deixar de molho permite que enzimas, lactobacillus e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico. Um mínimo de 7 horas de molho em água morna e meio ácido (conseguido com soro de iogurte ou gotinhas de limão) é capaz de neutralizar uma grande parcela do ácido fítico contido nos grãos. A simples prática de deixar grãos de molho por um período antes de consumi-los irá aumentar enormemente seus benefícios nutricionais.

Deixar de molho em água morna também irá neutralizar inibidores enzimáticos, presentes em todas as sementes, e predispões a produção de numerosas enzimas benéficas. A ação dessas enzimas também aumenta as quantidades de vitaminas disponíveis, especialmente as vitaminas do complexo B.

A espuma toda que você vê na foto acima é o que fermentaria dentro da sua barriga, se você não deixasse o feijão de molho em água morna e limão. Isso lhe causaria gases e cólicas.

Mais informações sobre a matéria:
http://pat.feldman.com.br


MODO DE FAZER UM FEIJÃO SAUDÁVEL E DELICIOSO

INGREDIENTES
2 copos de feijão (cerca de 500 gramas.)
água conforme necessário
gotinhas de limão 
2 colheres (sopa) de molho de tomate
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 folha de louro
1 cubinho de caldo de legumes caseiro (opcional, mas dá um sabor especial)
sal à gosto

PASSO A PASSO
1º) Escolha, separe e lave bem o feijão em água corrente.
2º) Esquente água filtrada em uma caneca e deixe o feijão de molho nessa água morna, com algumas gotinhas de limão por pelo menos 7 horas. Pode colocar de molho à noite e cozinhar no dia seguinte.
3º) Lavar bem o feijão em água corrente para tirar toda a espuma que ficou.
4º) Despeje o feijão amolecido em uma panela e complete com água até a metade da panela. Coloque 1 cubinho de caldo de legumes que eu ensino a fazer AQUI . Como eu uso panela de ferro, ele demora um pouco mais para ficar pronto, mas vale a pena. Se usar panela de pressão, prefira uma boa panela de inox e não deixe o fogo muito alto, pode cozinhar em fogo baixo e o tempo de preparo deve ser menor, de apenas 20 minutos.
4º) Deixe ferver e cozinhar por mais ou menos 50 minutos, com a tampa semi aberta (pode levar mais ou menos tempo), o ideal é ir provando o feijão pra ver se amoleceu e colocar mais água fervente se necessário. (deixe uma caneca com água fervente ao lado caso necessite).
5º) Quando sentir que o feijão já está cozido, coloque o azeite em uma frigideira e refogue a cebola e o alho (deixe fritar por alguns minutos). Despeje esse preparo na panela do feijão. Mexa aos poucos, experimente e acerte o sal. Coloque o molho de tomate para dar uma cor avermelhada ao feijão e adicione a folha de louro para dar um toque especial ao sabor.
6º) Deixe engrossar um pouco, desligue o fogo e está pronto seu feijão mais saudável e saboroso. Sirva como acompanhamento para um bom arroz integral, salada, verduras ou sirva simplesmente com alguns pedaços de pão. 

Dica:
- Você pode cozinhar o feijão sem os temperos e congelar em potes separados, para aqueles dias que estiver com pressa. Depois é só temperar.
- Se sobrar feijão pronto para o dia seguinte use para fazer sopa ou tutu de feijão.
- Os preparos acima servem para qualquer tipo de feijão.
- Não há necessidade de colocar bacon no feijão.


_______________________

Saiba mais sobre as panelas que deve usar em sua cozinha:
http://sandranutricionista.blogspot.com.br/2011/03/voce-sabe-qual-e-panela-ideal-para.html

Onde encontrar panelas de ferro:
http://www.apaneladeferro.com.br


Porque usar panela de ferro:
Reportagens sobre os benefícios do uso de panela de ferro para absorção de ferro no organismo evitando anemia e doenças decorrentes da alimentação pobre em ferro. Processo produtivo da fundição de ferro para produção de panelas e utensílios domésticos.

http://www.youtube.com/watch?v=BVOZLaWBgeg


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Panquecas de Espinafre com Molho Branco


A receita é um pouco grande, mas é fácil de fazer e fica delicioso. Vale muito a pena.

INGREDIENTES

Massa
3 xícaras (chá) de leite de soja puro sem açúcar (eu prefiro usar o de amêndoas que eu faço AQUI)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) rasa de sal
½ colher (café) bem rasa de cúrcuma (açafrão da terra) para dar cor na panqueca

Recheio
1 tofu soft esfarelado (retire a água)
½ xícara (chá) de nozes sem casca 
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de salsinha picada
½ xícara (chá) de cebolinha picada
½ colher (chá) de sal ou conforme o seu paladar
½ kg de espinafre fresco, lavado, higienizado e picado

Molho Branco
½  colher (sopa) de creme vegetal
½ colher (sopa) de azeite extra virgem
1/2 cebola picadinha
3 xícaras (chá) de leite de aveia grosso (ensino a fazer AQUI)
1 pitada de sal

MODO DE FAZER

Recheio
No liquidificador, coloque as nozes com a salsa. Junte 3 colheres de azeite vagarosamente e bata até as nozes ficarem trituradas. Reserve.
Em uma panela aqueça 1 colher de azeite e refogue a cebola e o alho até ficar dourados. Coloque o tofu esfarelado e o espinafre picado e mexa bem. Abaixe o fogo e cozinhe até o espinafre murchar. Acerte o sal, acrescente as nozes batidas e reserve.

Massa
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Aqueça uma frigideira própria para panquecas ou uma frigideira rasa, espalhe um pouco de azeite com toalha de papel, despeje um pouco de massa no centro da frigideira e, usando movimentos circulares, deixe a mistura escorrer e cobrir toda a superfície da frigideira.
As panquecas não podem ficar grossas, portanto vai acertando a quantidade de massa para colocar na frigideira e deixar a massa o mais fina possível. Quando a borda da panqueca ficar ligeiramente dourada e desprender da frigideira, use uma espátula e vire a massa para cozinhar e dourar do outro lado. Quando estiver dourada coloque em um prato. Repita a operação com o resto da massa, passando azeite na frigideira quando necessário para não grudar, e vai colocando uma em cima da outra no prato.

Molho Branco
Coloque o creme vegetal e o azeite em uma panela e doure a cebola. Acrescente o leite de aveia aos poucos. Acerte o sal e mexa sem parar até começar a engrossar. Se engrossar demais acrescente um pouco de água filtrada ou mineral. Apague o fogo e reserve.

Montagem
Coloque um pouco do molho no fundo de um refratário. Recheie cada panqueca com um pouco da mistura de espinafre, enrole e uma a uma no refratário com o molho. Quando todas estiverem arrumadas, coloque o restante do molho por cima e volte ao forno baixo para aquecer o recheio. Retire do forno e salpique cebolinha picada para enfeitar. Se quiser pode salpicar queijo parmesão vegano que eu ensino a fazer AQUI.
Você consegue fazer de 8 a 10 panquecas.


Dica:
Quando consumir tofu, certifique-se de lavá-lo com água corrente, pois grande quantidade dos antinutrientes ficam no seu soro.




Alimentos Tóxicos para Cães


“O que posso dar para o meu cachorro comer?”

Muitos já se fizeram essa pergunta. Parece ser fácil de responder, mas na verdade não é tão fácil assim. Os cães se alimentam de forma diferente e seu organismo funciona diferente dos seres humanos. Não é porque podemos comer algo que não nos faz mal que um cão também pode. Então é bom a gente aprender o que pode fazer mal antes de oferecer para o cão.

As comidas a seguir mostraram-se ser TÓXICAS para os cães. A quantidade suficiente pra fazer mal ao cão vai depender normalmente do tamanho do cão e de quanto ele ingeriu. Como fica difícil prever se seu cão é resistente ou não, a dica é: não dê esses alimentos ao seu cachorro.

Chocolate
Já falamos disso por aqui. Chocolate contém uma substância altamente tóxica para os cães, a Teobromina. Quanto mais escuro um chocolate é, mais Teobromina contém. Os sintomas de envenenamento aparecem quando o cão comeu acima de 45mg por peso; os cães podem falecer caso ingiram mais de 52mg por quilo. Uma vez que seu cão comeu o chocolate, não tem nenhum método ou antidoto que reverta a overdose de Teobromina.

Café, chá, mate e refrigerantes de cola
A cafeína em alta quantidade é tóxica para os cães. A cafeína costuma ser tóxica acima de 63mg por quilo de peso do cão.

Cebola e alho
A cebola e o alho contêm uma substância chamada dissulfeto de n-propil, que altera a hemoglobina, provocando a destruição de glóbulos vermelhos e causando anemia, icterícia e sangue na urina. Se não for tratado, pode ser fatal. Se for diagnosticado a tempo, essa intoxicação pode ser revertida com transfusão de sangue. Na dúvida, proteja a saúde do seu amigo e não dê.

Uva e uva-passa
Existem alguns casos reportados de cães que sofreram reações tóxicas ou morreram depois de ingerirem uma grande quantidade de uva ou uva-passa. A substância que causa essa intoxicação não foi identificada, mas causa um problema renal no cão.

Macadâmia
Raramente fatal, a ingestão de macadâmias pode causar sérios sintomas, incluindo vômito, tremores, dores abdominais, confusão mental e problema nas juntas.

Batata e pele de batata
Se a pele da batata ou a batata em si está verde, ela contém uma substância chamada solanina. Isso pode ser tóxico, mesmo em pequenas quantidades, então sempre descasque ou retire qualquer parte verde antes de dar ao seu cão.



Fonte:
http://www.tudosobrecachorros.com.br/2012/02/alimentos-toxicos-para-caes.html




terça-feira, 11 de setembro de 2012

Torta de Escarola com Tofupiry



Ingredientes

Da Massa
2 xícaras (chá) de leite de aveia
3/4 de xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal

Do Recheio
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1 pimentão vermelho picado
1 xícara (chá) de tofu "soft" esfarelado
1 maço de escarola lavado, higienizado e picado
Sal e pimenta calabresa a gosto

Da Cobertura
1 xícara (chá) de tofupiry (Receita do Tofupiry AQUI)
1 colher (sopa) de gergelim (opcional)

Modo de preparo

Da Massa
No liquidificador, bata o leite, o óleo, a farinha de trigo, o fermento e o sal.

Do Recheio
Aqueça o azeite, refogue a cebola, o alho e o pimentão, acrescente a escarola, tempere com sal e pimenta à gosto e refogue até a escarola murchar um pouco, adicione o tofu esfarelado, misture tudo e desligue o fogo. Reserve.

Montagem
Em uma forma redonda untada e enfarinhada ponha 3/4 da massa e distribua o recheio por cima. Despeje a massa restante apenas nas bordas, deixando o centro livre. Coloque o tofupiry em um saquinho com furo na ponta (ou use saquinho de confeiteiro) e faça riscos com o tofupiry apenas no centro da torta, onde você não colocou massa. Salpique gergelim nas bordas. Asse por 40 minutos em forno a 200ºC ou até que fique dourada.

Dica
- Você pode substituir a escarola por acelga.



Salada de Vagem com Cenoura



Ingredientes
2 cenouras grandes cortadas em tiras
10 vagens cortadas em pedaços
1 cebola cortada em tiras finas
1 colher de azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta do reino à gosto
Salsinha picada

Modo de Fazer
Lave bem a vagem, higienize e corte em pedaços. Raspe a cenoura, lave bem e corte em tiras. Cozinhe a cenoura e a vagem apenas para ficarem macias, não cozinhe demais.
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue só um pouquinho a cebola, desligue o fogo. Acrescente os legumes cozidos. Mexa bem. Adicione o sal e a pimenta e por último a salsinha. Pronto uma bela salada. Sirva em temperatura ambiente, ou gelada.


domingo, 9 de setembro de 2012

Feijoada Vegetariana


Ingredientes
½ quilo de feijão preto cozido e temperado (Prepare seu feijão do modo que coloco AQUI )
1 xícara (chá de abóbora japonesa picada)
1 xícara (chá) de tofu defumado cortado em cubinhos
1 xícara (chá) de cenoura previamente cozida cortada em cubos grandes
½  xícara de PVT (opcional - eu ensino a fazer AQUI)
1 cebola picada
2 alhos picado
1 folha de louro
sal à gosto

Modo de Fazer
Cozinhe o feijão preto com uma folha de louro. Depois de cozido, adicione cebola e o alho já refogados, coloque sal à gosto, acrescente a cenoura (já cozida), deixe ferver e engrossar um pouco. Acrescente o tofu defumado e a abóbora e deixe ferver novamente. Quando a abóbora estiver macia, a feijoada está pronta.

Acompanhamentos
Arroz integral
Couve picada refogada no alho e na cebola
Farofa com beterraba e cenoura ralada
Molho vinagrete com tomate, cebola e salsinha
Salada de cenoura com maçãs, laranja e uva passas
Suco de melancia e beterraba




Batatinhas à Vinagrete



Ingredientes
1 kg de batatinhas miúdas ou as menores que você conseguir encontrar
5 dentes de alho
1 cebola picadinha
½ xícara (chá) de manjericão picadinho
½ xícara (chá) de salsa picada
½ xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
½ xícara (chá) de vinagre branco
sal à gosto
pimenta calabresa à gosto

Modo de Fazer
Lave as batatas com casca com uma escovinha macia. Coloque-as em uma panela e cubra com água fria. Leve ao fogo para cozinhar até ficarem macias, mas tomando cuidado para que não fiquem moles demais e desmanchem.
Escorra bem e coloque em uma travessa. Reserve

Para o vinagrete
Descasque os alhos, corte ao meio e retire a raiz se houver. (a raiz não faz bem), esprema os alhos numa vasilha, junte os demais ingredientes e misture bem.
Despeje o vinagrete em cima das batatas mesmo que estejam mornas e mexa tudo com cuidado. Prepare no dia antes de servir, guarde na geladeira e mexa de vez em quando para que o tempero pegue em todas as batatinhas. Coloque em cumbucas com palitinhos para servir como entrada em festas e reuniões.

Variação
Se sobrarem algumas batatinhas, você pode colocá-las ao forno, depois que douram ficam uma delícia como acompanhamento.


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Berinjela ao Molho com Arroz e Legumes



Ingredientes da berinjela
4 beringelas médias
azeite
Molho de tomate pronto (eu ensino a fazer um molho ótimo AQUI )
Queijo parmesão vegano (receita AQUI )

Modo de Fazer a Berinjela
Lave bem as berinjelas e higienize. Corte as berinjelas em fatias e jogue um pouco de sal por cima para tirar o amargo. Depois de 10 minutos, lave bem as berinjelas. Seque e frite dos dois lados em uma frigideira com azeite.
Coloque o molho em um refratário, arranje as fatias de berinjela e salpique o queijo parmesão vegano. Repita as camadas até finalizarem as beinjelas e termine com molho de tomate e queijo.

Ingredientes do Arroz
3 xícaras de arroz cozido como de costume ou aquele que sobrou de ontem
1 cebola picada
2 alhos picados
1 abobrinha cortada em cubos
1 berinjela cortada em cubos
1 cenoura previamente cozida cortada em cubos ou 1 cenoura ralada crua
1 pimentão vermelho ou verde picadinho
Salsa e cebolinha à gosto
Sal à gosto
Azeite de oliva extra virgem

Modo de Fazer o Arroz
Em uma panela refogue a cebola e o alho no azeite, depois que tiver douradinhos, acrescente todos os legumes previamente lavados, higienizados e cortados, acerte o sal e deixe cozinhar um pouco, não deixe amolecer, cerca de 10 minutos. Quando os legumes estiverem cozidos mas firmes, coloque o arroz e misture bem. Apague o fogo e coloque a salsinha e a cebolinha. Misture novamente, despeje tudo em um refratário coberto.



-->

Bolo de Laranja



Comece a fazer a receita pela primeira parte da cobertura, depois faça o bolo e termine a cobertura.

Ingredientes
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícaras (chá) de açúcar (branco ou demerara)
2 xícaras (chá) de suco de laranja (natural)
1 colher (sopa) de fermento
1/2 xícara (chá) de óleo
Casca de laranja raspada e ½ xícara (chá) de suco de laranja para a cobertura.

Modo de preparo
Peneire a farinha e o açúcar e misture bem. Adicione os ingredientes líquidos e misture com uma colher. Depois de estar bem misturado, adicione o fermento e mexa bem por mais 5 minutos. Pré-aqueça o forno e asse em fogo médio por 40 minutos ou até ficar moreninho.

Cobertura:
1ª. parte - Ligue o forno, lave bem a laranja, higienize, seque e rale a casca. Coloque no forno para secar e ficar crocante enquanto você prepara a massa do bolo.
2ª. parte - Depois do bolo estar pronto e frio, faça ½ xícara (chá) de suco da laranja para colocar em cima do bolo. Espalhe a laranja raspada e está pronto.

Dica:
É um ótimo bolo para comer no chá da tarde ou no café da manhã.



Geléia de Morangos Caseira



Ingredientes 
1 bandeja de morangos (mais ou menos 20 morangos médios)
1 xícara (chá) de açúcar
Suco de ½ limão

Modo de Fazer
Lavar bem os morangos e higienizar. Cortar os morangos grosseiramente ou inteiros. Acrescentar todos os ingredientes, menos o limão, na panela ainda fria e mexer bem. Ligar o fogo deixar ferver por mais ou menos 10 minutos. Se formar espumas, você pode ir retirando com colher. Acrescentar o limão e deixar cozinhar por mais 10 minutos ou até que a geléia comece a se formar, vai ficando grossinha. O limão ativa a pectina que todas as frutas contêm. Quando esfriar, coloque em um vidro com tampa e mantenha na geladeira.

Use a geléia em torradas, waffes, sanduiches, panquecas, e onde mais você desejar. É uma delícia.

Dicas:
- Coloque em vidros esterilizados, próprios para geléia e presenteie alguém que você ama. Para isso você deve fazer uma quantidade maior.
- Para uma geléia mais light troque o açucar comum por açucar light.



terça-feira, 4 de setembro de 2012

Torta de Legumes


Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
3 xícaras (chá) de leite de aveia fino (veja como se faz AQUI )
1 xícara (chá) de óleo (deixar faltando 1cm para encher)
1 colher (chá) de sal
1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio
pimenta calabresa à gosto
farinha de rosca

Recheio
Misture bem: cebola picadinha, tomate picado, cenoura ralada no ralo fino, abobrinha ralada no ralo grosso, escarola picada, ervilhas, azeitonas picadas, salsinha e cebolinha picados, orégano, pimenta e sal à gosto.

Modo de Fazer
Coloque o leite e a água no liquidificador e aos poucos acrescente a farinha, sempre batendo. Acrescente o restante dos ingredientes, sendo que por último o fermento. Depois de colocá-lo mexa só um pouco. Não fica uma massa dura, fica cremosa, mais para líquida.
Em uma assadeira untada com creme vegetal e farinha, despeje a massa toda, coloque o recheio por cima. Salpique um pouquinho de farinha de rosca para ficar crocante.

Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 1 hora, ou até que esteja dourada e firme.

Dicas:
- Você pode usar os ingredientes que quiser e tiver em casa. Já fiz com couve, acelga, beterraba, palmito, milho, brócolis, etc...
- Você pode trocar uma xícara de farinha de trigo comum por uma xícara de farinha integral para deixar a receita mais nutritiva.



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Saladinha de Cenoura, Maçã e Passas



Ingredientes
2 cenouras raladas (no ralo grosso)
1 maçã média
1/2 xícara de uvas passas pretas
1 limão
salsinha (para enfeitar)

Modo de Preparo
Faça um suco de limão.
Descasque a maçã e pique em pedaços pequenos.
Deixe, por alguns minutos, os pedaços da maçã imersos no suco do limão, para que ela não oxide e fique escura.
Escorra bem os pedaços de maçã (não lave) e reserve.
Em uma travessa coloque a cenoura ralada e as passas, junte a maça e mexa ligeiramente.
Enfeite com salsinha.

Variação
- Você pode ralar também a maçã, neste caso a salada deve ser consumida no mesmo dia.
- Você pode tirar ou deixar a casca na maçã, eu prefiro sem cascas e em pedaços.
- Você pode usar uva passas escura e clara juntos.

Dicas:
- Esta salada pode ficar até 2 dias na geladeira, mas geralmente não sobra.
- Na hora de servir você pode temperar, mas realmente prefiro ao natural.
- Você pode ralar a cenoura no ralador manual grosso ou no processador.


sábado, 1 de setembro de 2012

Docinhos de Festa



Docinho Brigadeiro

Ingredientes:
1 xícara (chá) de extrato de soja em pó
½  xícara (chá) de açúcar
½  xícara (chá) de água fervente
2 colheres (sopa) de cacau em pó (sem açucar)
1 colher (sopa) cheia de creme vegetal
chocolate granulado sem lactose

Modo de fazer:
Bata no liquidificador o leite, o açúcar e a água por 5 minutos, para obter o extrato de soja condensado. Em uma panela coloque o conteúdo liquidificado, adicione o cacau e o creme vegetal e mexa até desprender da panela. Transfira a mistura para um prato para esfriar melhor. O próximo passo é enrolar e passar no chocolate granulado sem lactose. Coloque nas forminhas próprias para docinhos.

Docinho Beijinho

Ingredientes:
1 xícara (chá) de extrato de soja em pó
½  xícara (chá) de açúcar
½  xícara (chá) de água fervente
½  xícara (chá) de coco ralado
1 colher (sopa) cheia de creme vegetal
cravinhos para enfeitar (cravo-da-índia)

Modo de fazer:
Bata no liquidificador o leite, o açúcar e a água por 5 minutos, para obter o extrato de soja condensado.
Em uma panela coloque o conteúdo liquidificado, adicione o creme vegetal e mexa até desprender da panela. Transfira a mistura para um prato para esfriar melhor. O próximo passo é enrolar e passar no coco ralado, espete um cravinho em cada beijinho. Coloque nas forminhas próprias para docinhos.

Dicas:
- Confeito granulado de chocolate: As marcas que não contém leite são Garoto e Dori (esta marca inclusive fala de alergenos em sua lista de ingredientes).
- Creme Vegetal saiba mais AQUI.

Variações:
- Para fazer o docinho de copinho, deixe a massa mais molinha e coloque em copinhos plásticos pequenos e use colherzinhas plástica. (Você compra em lojas de festas ou supermercados)
- Para fazer o docinho na colher, use colherzinhas de plástico passando no docinho e molhando na cobertura.
- Para fazer os docinhos no palito, assim que formar a bolinha e passar na cobertura, espete no palitinho de doce.
- Para fazer os canudinhos, compre as casquinhas já prontas em lojas de festas ou supermercados e recheie com o docinho mais mole e mergulhe a pontinha na cobertura.

___________________
ABAIXO COLOCO UM LINK DO BRIGADEIRO VEGANO PRONTO PARA CONSUMO DA SONHO DE BRIGADEIRO, CLIQUE AQUI.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...