Pesquisar este Blog

sábado, 22 de dezembro de 2012

Bolo de Natal no Palito


O que vamos precisar pra massa:
1 panetone de chocolate ou de frutas 

Recheio Trufado:
300 g de chocolate branco 
100 ml de creme de leite 
½ xícara (chá) de geleia de frutas vermelhas 

Outros ingredientes:
500 g de cobertura fracionada branca ou ao leite 
Chantilly com corante verde
Confeitos coloridos 
Confeitos de açúcar 
Palitos de pirulito ou de sorvete 

Sugestão de recheio - Brigadeiro belga:
1 lata de leite condensado 
1 lata de creme de leite sem soro 
200 g de chocolate belga 
1 colher (sopa) de manteiga 

Modo de preparo

Recheio Trufado:

Derreta o chocolate e misture o creme de leite e a geleia. Em seguida misture o panetone picado, leve a geladeira por 1 hora. Faça as arvores com formas de silicones próprias . Espete no palito, banhe na cobertura fraccionada, depois com o saco de confeiteiro faça os bicos da arvore e decore a gosto.

Sugestão de recheio - Brigadeiro Belga:

Numa panela coloque o leite condensado, a margarina e o creme de leite. Deixe desprender do fundo da panela, desligue o fogo e misture o chocolate. Deixe esfriar e misture o panetone picado.Leve a geladeira por 1 hora. , Faça as arvores com formas próprias de silicones, espete no palito e banhe na cobertura fracionada, depois com o saco de confeiteiro vai fazendo os bicos na arvore e decore a gosto 

Fonte:
http://saborosogostinho.blogspot.com.br/2011/12/bolo-palito-de-natal.html


Árvore de Natal com cones de sorvete


Receita adaptada da Culinária Garoto.

Ingredientes para 17 cones:
Cobertura:
750g de cobertura meio amarga picada (usei o blend, 50% ao leite, 50% meio amargo)
17 casquinhas (cones) de sorvete

Decoração:
150g de cobertura de chocolate branco picada
confeitos, miçanças, choco ball, etc.

Preparo:
A receita original manda rechear os cones com ganache. Prefiro que se coloque disquetes ou confetes.
Planeje a decoração e veja quantas estrelas e círculos serão necessários. Derreta o chocolate branco. Forre uma assadeira com papel manteiga e passe uma camada de uns 3 mm de chocolate e ponha na geladeira por apenas 2 minutos. Mais do que isso fica difícil de desenformar sem quebrar. Retire da geladeira, com cortadores faça os formatos desejados e imediatamente retire com cuidado. Deverão estar ainda levemente flexíveis. Você precisará de uma camada fininha de chocolate para passar sobre os círculos e grudar os confeitos escolhidos.
Derreta o chocolate meio amargo, encha o cone e escorra o excesso de volta no refratário. Coloque-o sobre papel manteiga para secar.
Passe o chocolate com pincel na parte externa e a seguir jogue o granulado ou outro a escolher. Quando o fundo está inteiramente coberto pelo acabamento, fica com melhor apresentação.
Passe um pouco de chocolate nos círculos, bolinhas e estrelas e cole na árvore. Ponha um pouco de confete ou disquete dentro, passe um pouco de chocolate na borda do cone e cole o celofane para não cair o conteúdo. Depois é só embalar para conservar e presentear.

Poderão ser usados chocolate granulado colorido, miçangas, confeitos aluminizados, açúcar cristal colorido, choco ball, granulado de amendoim, castanha de caju levemente torradas e picadas ou qualquer coisa que combine. Deixe voar sua imaginação!
Segundo a revista da Garoto, com recheio de ganache dura 7 dias, mantendo a casquinha bem vedada antes de usar e deixando o recheio na geladeira.


Fonte:
http://brasileiricis.blogspot.com.br/2009/06/ja-ha-bastante-tempo-que-queria-entrar.html





sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Ceia vegetariana saborosa

Por  | Yahoo! Contributor Network – ter, 18 de dez de 2012 08:25 BRST


Leve e light, a a ceia vegetariana pode ser uma ótima opção para este Natal

Quando se fala em pratos vegetarianos, muitas pessoas logo pensam em uma comida sem graça e sem gosto. Isso é um grande erro, pois essa gastronomia é muito saborosa e diversificada. É possível fazer pratos muito gostosos para a ceia de Natal! Além disso, as comidas vegetarianas, no geral costumam ser mais leves e saudáveis, pois são ricas em fibras, frutas, legumes, sojas e outros componentes que fazem muito bem ao organismo.

Mesmo para quem não é vegetariano os pratos desta ceia podem ser usados e saboreados no Natal. Que tal tornar a ceia de 2012 mais leve e saudável? Zele pela sua saúde e pela saúde de seus familiares evitando o excesso de ingestão de gorduras e comidas pesadas. Veja as dicas de pratos e renda-se às delicias da gastronomia vegetariana.
Preparando a ceia
Ao pensar em um prato principal para uma ceia convencional é comum lembrar carnes diversas, não é mesmo? E em uma ceia vegetariana, o que fazer? É bem difícil de pensar nisso, não por causa da falta de opção, mas sim pela diversidade de pratos saborosos que podem ser feitos.
A bacalhoada vegetariana pode ser uma ótima opção por ser rápida, deliciosa e fácil de ser feita. Para fazer a bacalhoada, deve-se hidratar separadamente três colheres de wakame (uma alga) e uma xícara de cogumelo shitake com água quente. Após isso, retira-se da água e usa a mesma água para cozinhar meio quilo de batata e duzentos gramas de cenoura. As batatas devem estar com casca e cortada em rodelas e as cenouras devem ser descascadas e também cortadas em rodelas. Depois de cozidas espalhe-as em uma travessa e junte meio maço de cebolinha picada, um tomate sem pele e sem semente picado, dez folhas de salsinha, uma cebola picada e a wakame. Misture tudo muito bem. Frite o shitake, doure quatro dentes de alho picados e coloque na assadeira com os demais ingredientes. Misture novamente e leve ao forno por 35 minutos. A assadeira deve ser coberta com papel alumínio. Está pronto. Simples não é mesmo?
Sirva a bacalhoada com um arroz com passas e uma salada de sua preferência. Uma ótima escolha de salada é a de pepino, tofu e linhaça, temperada com suco de um limão. Pode incrementar mais ainda sua ceia com uma deliciosa farofa de legumes, bem temperada. Se achar necessário ter um prato de entrada, faça pasta de berinjela e patê de cenoura e sirva com torradas fresquinhas.
Os doces da ceia
Claro que ceia vegetariana também tem doces deliciosos. O pudim de beterraba com laranja é prático e muito saboroso. Cozinhe uma beterraba e separe uma xícara e meia da água do cozimento. Junte meia xícara de suco de laranja, meia xícara de açúcar e duas colheres de sopa de maisena. Misture bem e leve ao fogo, sempre mexendo. Conte dois minutos após começar a ferver. Retire do fogo e continue mexendo até esfriar. Distribua em tacinhas e coloque para gelar. Está pronto. Há diversas outras dicas de sobremesas como: salada de fruta, manjar de laranja, creme de manga ou torta de banana integral. Pratos fáceis de fazer e muito gostosos.
Bebidas e outros preparativos
Sirva sucos de sabores diversificados como manga, abacaxi com hortelã ou maçã e arrume uma mesa bem bonita com enfeites natalinos, frutas e flores. Certamente a ceia será um sucesso entre todos os participantes.

Fonte: http://br.mulher.yahoo.com/ceia-vegetariana-saborosa-102500454.html



segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Guirlanda de balas e jujubas

GUIRLANDA DE BALAS


Que tal um Natal bem docinho?

Lindas, fáceis de fazer e principalmente gostosas.

Nos links abaixo tem o passo a passo para montar sua guirlanda de balas.

http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/album/Natal2011_como_fazer_guirlanda_de_balas_album.htm#fotoNav=21

http://natal.ig.com.br/cs/Satellite?c=MiGNoticia_C&cid=1237859216007&nombre=Doce%2BNatal&pagename=natal%2FMiG_Layout&ruta=Ruta%2BNoticia

GUIRLANDA DE JUJUBAS


Árvores com frutas açucaradas


Árvores com frutas açucaradas (Receita utiliza ovo)

É muito fácil fazer esta árvore, você precisa apenas pincelar clara de ovo e passar no açucar.
Deixar secar e estão prontas para decorar.

Se preferir você pode decorar um bolo com estas frutas deliciosas.





fonte:
http://abeautifulmosaic.wordpress.com/2008/12/12/fixing-a-cake-disaster-sugared-fruit-to-the-rescue


Árvore de Natal com frutas inteiras


Que tal fazer uma deliciosa árvore de Natal com frutas inteiras?
Idéias não faltam, olhem as fotos?

Frutas são saborosas, nutritivas e vai bem em qualquer ocasião.
Faça uma árvore realmente saudável com criatividade e bom gosto.



quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Rabanada Natalina


Rabanada Natalina
(receita adaptada, mas contem ovos)


Ingredientes:
• 2 gemas
• 3 colheres de sopa de açúcar branco
• 1 colher de leite (de coco ou amêndoas)
• 1 colher de nata (do leite de soja)
• baunilha em pó (opcional)
• 12 fatias de pão de véspera
• óleo
• açúcar em pó
• canela moída
• frutas frescas

Modo de fazer:
Coloque as gemas dentro de uma tigela e junte o açúcar. Bata a gemada até obter um creme macio e espesso. Adicione aos poucos o leite (de coco ou amêndoas) e a nata (do leite de soja). Bata um pouco mais e aromatize com 1 colher de café de baunilha em pó (opcional). Bata novamente. Molhe o pão com esta mistura e deixe embeber durante alguns minutos. Aqueça bastante óleo numa frigideira ou num recipiente fundo. Frite as fatias, poucas de cada vez, virando-as até dourarem uniformemente. Retire da fritura com uma escumadeira e escorra o excedente da gordura sobre folhas de papel absorvente. Polvilhe as rabanadas ainda quentes com açúcar e canela. Acompanhe com tiras finas de fruta fresca, cereja, morango, etc...

Fonte: presentedenatal.com.br


Video de uma receita da chef Gabriela Salles no Youtube, lembre-se que o leite de vaca pode ser substituido por leite de coco ou amendoas e leite condesnsado eu ensino a fazer neste blog:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=FiZQj5hwucU


Bons motivos para beber água



Os médicos indicam o mínimo de 1,5 litro por dia. Veja por que você deve sempre manter o corpo bem hidratado

Não existe vida sem água. Assim como a Terra, nosso corpo é formado por 70% desse líquido. Ele é responsável por conservar a nossa saúde, prevenir doenças e proteger o organismo contra o envelhecimento.

Uma atitude tão simples como beber água é a maneira mais barata e eficaz de garantir a pele, as unhas e o cabelo maravilhosos. Quando o corpo está bem hidratado, isso se reflete na sua aparência. Os médicos recomendam a ingestão diária de 1,5 litro de água por dia para suprir as necessidades do organismo.

Mas há pessoas que não conseguem beber água, muitas vezes por falta de hábito. Acabam substituindo-a por refrigerantes e outras bebidas açucaradas, que não fazem o mesmo efeito. Por isso, enumeramos sete bons motivos para você manter a saúde e ficar mais bonita se refrescando com água.

1 Água emagrece
As fibras presentes nas frutas incham em contato com a água, o que dá a sensação de saciedade ao corpo. Isso engana temporariamente o estômago, segurando a fome.
2 Melhora a digestão
A água ajuda a formar enzimas que promovem reações químicas no organismo. Ela também forma o suco gástrico e a saliva, que auxiliam na digestão.
3 Controla a temperatura
Durante os exercícios físicos ou quando faz muito calor, a água liberada pela transpiração reduz a temperatura do corpo.
4 Diminui o inchaço
Quando você está hidratada, o volume de sangue aumenta. As vitaminas e os minerais chegam mais rápido à pele, ao cabelo e às unhas. Com mais água em circulação, o organismo não retém muito sódio, responsável pelo inchaço.
5 Previne a celulite
As toxinas são expulsas do organismo pelo suor e pela urina. Com a ingestão diária de água, a circulação sangüínea melhora e, aliada à eliminação de toxinas, previne o aparecimento da celulite.
6 Melhora a absorção de nutrientes
Uma boa hidratação garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes (como a glicose e as vitaminas).
7 Reduz infecções
A água presente no sangue facilita o transporte de minerais como o ferro, que fortalece as defesas do organismo.


Fonte:
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/conteudo_272413.shtml





Panetone Recheado



Que tal um delicioso panetone recheado para dar de presente ou pra comer com os familiares?

Panetone de brigadeiro 
receita da renomada loja Maria brigadeiro

1 panetone de chocolate de 500 g
7 colheres (sopa) de chocolate em pó
6 colheres (sopa) de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de manteiga extra
3 colheres (sopa) de cacau em pó
3 latas de leite condensado

Para confeitar
150 g de chocolate ao leite ou amargo para cobrir
50 g de raspas de chocolate ao leite ou amargo para decorar

Modo de preparo
1 Em uma panela coloque o leite condensado com o chocolate em pó e misture bem.
2 Leve ao fogo baixo e adicione a manteiga.
3 Mexa constantemente a massa por 10 minutos até que levante fervura.
4 Junte o creme de leite e mexa por mais 3 minutos.
5 Retire do fogo nesse ponto (deve estar em ponto de brigadeiro de colher) e deixe esfriar.
6 Corte a tampa do panetone com uma faca de pão e reserve.
7 Com a ajuda de uma faca menor, retire o miolo e reserve, deixando as laterais e o fundo com espessura de 3 cm.
8 Recheie com o brigadeiro frio misturado ao miolo esfarelado e coloque a tampa.
9 Derreta o chocolate em banho-maria e cubra todo o panetone.
10 Quando a cobertura estiver levemente fria, salpique as raspas de chocolate e leve à geladeira por 15 minutos para endurecer o chocolate.
11 Sirva em temperatura ambiente.
___________________________________

Panetone Trufado (daqui)

- 1 panetone (500g)
- 1/2kg de chocolate ao leite picado
- 1 lata de creme de leite
- 1 xícara (chá) de nozes
- 1 xícara (chá) de frutas secas

Modo de preparo
Corte uma tampa do panetone e retire o miolo, deixando uma parede de 2cm.
Reserve o miolo.
Derreta o chocolate em banho-maria, acrescente o creme de leite, as nozes e misture bem.
Reserve 1 xícara (chá) da mistura de chocolate e misture o chocolate restante com metade do miolo esfarelado.
Recheie a cavidade do panetone com o chocolate misturado com o miolo do panetone, apertando bem.
Coloque a tampa e espalhe a mistura de chocolate reservada por cima.
Cubra com as frutas secas e leve à geladeira por 2 horas.
___________________________________

PANETONE COM SORVETE
Veja o passo a passo de uma receita maravilhosa na página abaixo:
http://www.gourmetidos.com.br/blog/panetone-recheado-com-sorvete-e-calda-de-chocolate-2/

Dica:
Na página abaixo coloco os ingredientes sem leite de vaca:
http://cozinhandosemcarne.blogspot.com.br/p/ingredientes-da-cozinha.html

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Tabule Natalino


TABULE NATALINO

INGREDIENTES
3 xícaras (chá) de trigo para kibe
1 xícara (chá) de maça verde picada
Água quente, o suficiente
1 xícara (chá) de uva passa preta sem caroço
½ xícara (chá) de tomate picado
½ xícara (chá) de cebolinha picada
½ maço de hortelã picado
1 xícara (chá) de azeite de oliva
Suco de 2 limões
Sal a gosto
- 1 colher (café) de pimenta Síria (receita abaixo)

MODO DE FAZER
Deixe o trigo de molho na água quente por 30 minutos e, em outra vasilha, também a maça. Escorra a água do trigo, apertando-o bem. Faça o mesmo com a maça. Coloque-os em uma vasilha e misture bem com o restante dos ingredientes.  Enfeite com hortelã e sirva em cima de uma folha verde.

PIMENTA SÍRIA

Ingredientes:
1 pacotinho de cravo moído
1 pacotinho de canela em pó
1 noz moscada ralada
1 colher de (sobremessa ) pimenta - do - reino em pó

Modo de fazer:
Misture tudo, peneire, e está pronto para usar. Guarde em vidro fechado

Rosquinhas Doce formato Árvore de Natal


ROSQUINHAS DOCE COM COCO (VEGANA)

Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo
1 xícara de óleo não muito cheia
1 colher rasa de sal
1 xícara de açúcar
2 colher de fermento para pão
1 copo de água ou leite de aveia
1 pacote de coco para o recheio açúcar e manteiga

Recheio:
Em uma vasilha misture
5 colheres de sopa de margarina vegetal
1 xícara de chá de açúcar
1 pacote de coco ralado 100 g

MODO DE PREPARO
Coloque água ou leite em uma vasilha
Adiciona a farinha, o óleo, o açúcar, o sal e o fermento
Amasse bem para ficar uma massa lisa
Deixe descansar por 30 minutos
Depois abre a massa com um rolo em um formato de retângulo, numa superfície lisa e enfarinhada, depois passe a mistura de coco com açúcar e margarina
Enrole feito em rocambole, corte uns pedaços estreitos e leve a forma untada, formando a árvore de Natal (como na foto) quando estiver quase assado, jogue por cima uma misturinha de leite de aveia com um pouco de açúcar e volta ao forno por alguns segundos. 
Depois de frio enfeite com cerejas cortadas ao meio.

Dica: Se preferir pode colocar leite condensado como calda. Ensino a fazer na página abaixo:
http://cozinhandosemcarne.blogspot.com.br/search/label/Leite%20Condensado
_________________

ROSQUINHAS DOCE ou "CINNAMON ROLL" (receita com ovo)

Ingredientes:
- 600 g de farinha de trigo
- 60 g de fermento biológico fresco
- 140 g de açúcar
- 1 ovo
- 250 ml de leite de aveia
- 50 g de margarina vegetal
- 1/2 colher (chá) sal
  
Recheio:
- 150 g de açúcar mascavo
- 120 g de nozes picadas
- 100 g de uva passa sem semente (se quiser)
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 60 g de margarina vegetal em temperatura ambiente

Modo de Preparo:
Primeiro, misture a margarina no leite de aveia morno e, na batedeira, bata todos os ingredientes até formar uma massa lisa e homogênea.

Deixe a massa descansar por 30 minutos e, depois de descansar, abra a massa em um formato de retângulo, numa superfície lisa e enfarinhada. Passe por esse retângulo de massa, a margarina em temperatura ambiente.

Misture os ingredientes restantes do recheio e polvilhe sobre a massa e enrole como se fosse um rocambole. Se preciso, aperte para que o rolinho fique bem justinho. Corte em fatias para que forme os rolinhos "caracóis". Um uma assadeira untada com margarina vegetal, arrume os rolinhos em formato de árvore de Natal, bem juntinhos, conforme você vê na foto.

Leve ao forno médio pré-aquecido até que estejam assados e dourados.

Dica: Depois de retirar do forno e esfriar numa grade, polvilhe açúcar com canela ou com um glacê feito com açúcar, canela e um pouquinho de leite de aveia quente para dar ponto. Enfeite com cerejas cortadas ao meio.


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Aperitivo de Pão Sírio para o Natal



4 porções de Pão Sírio (PITA BREAD) Médio
16 Palitos Salgados Stiksy (Elma Chip) cortados ao meio
½ xícara de coalhada
½ xícara de guacamole
2 colheres (sopa) de salsinha picadinha
¼ colher (chá) de alho em pó com pimenta do reino misturados
¼ xícara de pimentão vermelho picadinho

Corte cada pão em 4 fatias. Coloque metade de um palitinho Stiksy no centro da borda para formar a árvore de Natal. 

Misture todos os outros ingredientes (menos o pimentão) em uma vasilha. Passe a mistura em cada fatia de pão sírio.

Por cima, enfeite com o pimentão vermelho formando um cordão na árvore de natal. 

Se preferir, cubra e coloquie no refrigerador por 8 horas antes de servir.



Fonte: 




Guirlanda de Salada


Que tal uma linda guirlanda de saladas para deixar sua mesa realmente especial neste Natal. Aqui coloco algumas idéias para você criar a sua. 

O passo a passo da primeira guirlanda está na página abaixo:

Logo em seguida o passo a passo da segunda guirlanda:
http://www.roomag.com/winter-berry-salad-wreath-w-lemon-poppy-seed-dressing/

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Sanduiches e pizzas em formato Árvore de Natal


Corte pão de forma integral em formato de árvore e enfeite os pratos. Use cebolinha, aspargo, cenoura salsão, tomate cereja ou sweet, pimentão e use a imaginação. Faça um recheio gostoso, um patê ou um creme e entre no clima de Natal.


Se você já sabe fazer uma boa massa de pizza, então é só dar o formato e enfeitar. Faça 16 bolinhas achatadas de massa e junte na forma, coloque no forno e sua massa está pronta, aí é só caprichar nos ingredientes e se divertir. Se preferir você pode recortar uma massa pronta no formato de árvore.


As mini pizzas também podem ser feitas e decoradas com cortadores de biscoitos. Tem até um modelo de mini guirlanda, fazendo um furinho na massa de mini pizza e enfeitando com brocoli, espinafre e um lacinho de pimentão vermelho, fica uma gracinha mesmo.

Árvore de Natal com legumes e frutas


Esta árvore de frutas vai deixar sua mesa de Natal maravilhosa e muito saudável. Experimente! É muito fácil fazer.
Você pode usar morangos, kiwi fatiado, melão, uva sem caroço, amora e mirtilo (blueberry). Na foto foi usado forminhas com formato de árvore e anjinho para cortar os melões. Fica uma graça mesmo.


Outra idéia maravilhosa, é a árvore de pepinos. Fácil de fazer e de enfeitar. Você pode usar pedacinhos de pimentão vermelho e amarelo para decorar. 
Depois de pronta, pode ser colocada em cima de uma salada de maionese com batatas ou couve-flor cozida no vapor.





domingo, 2 de dezembro de 2012

Árvore de Natal de Morangos


Só de pensar da água na boca. Aprenda a fazer uma árvore deliciosa com morangos e chocolate.


Natal com criatividade na cozinha


Use sua criatividade e enfeite pratos para o Natal com legumes cozidos no vapor.


Você pode fazer árvores de Natal em 3D, espetando legumes em um cone de isopor forrado.
Outra idéia é fazer um pure de batatas mais durinho para a base da árvore e colocar alguns legumes em volta.

Na página abaixo tem um passo a passo para você ter uma idéia de como fazer uma dessas.



Aqui os pratos foram decorados com ervilhas tortas cozidas no vapor, decoradas com tomates cereja, pimentão vermelho, aipo (salsão), gergelim, salgadinho stiksy.


Árvore de Natal com Aipo (salsão) cortados em pedaços, tomate cereja, cenoura, azeitonas, pepino e pimentão.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...