Pesquisar este Blog

terça-feira, 22 de abril de 2014

Dia da Terra - 22 de abril

Não comer carne é boa idéia para o Dia da Terra


Como você vai comemorar o 22 de abril?

Como você planeja comemorar o Dia da Terra? Há muitas coisas que podemos fazer como indivíduos para proteger o ambiente, e todas as ações contam. Uma delas pode ser deixar de lado a carne e optar por uma dieta vegan. Pesquisas mostram que a maioria dos alimentos de origem animal, incluindo carne, queijo, peixes e ovos, chegam até sua mesa com uma enorme pegada de carbono, além de usarem quantidades colossais de terra, água e outros recursos.

De acordo com o Environmental Working Group – que calculou o impacto ambiental de 20 alimentos -, para  cada quilo de carne consumido, são produzidos 30 quilos de CO2 e metano. Um bocado de dano ambiental para apenas alguns hamburguers.

Pior ainda se for um cheeseburguer – são produzidos 15 quilos de dióxido de carbono para para quilo de queijo. Para tornar as coisas mais complicadas, a produção de carne e derivados de leite também contribui com a poluição da água e outros problemas ambientais. Apenas uma vaca pode produzir 70 quilos de esterco por dia. Resíduos tóxicos de fazendas entram em cursos de água, adoecendo pessoas e matando a vida aquática.

O esterco de criações de galinhas num cinturão dos EUA que vai do Texas a Maryland e Delaware está virtualmente sufocando a importante baía de Chesapeake. De acordo com o Pew Environment Group, as 523 milhões de galinhas criadas e mortas todos os anos apenas nos estados de  Maryland e Delaware geram resíduos suficientes para encher o domo do Capitólio, em Washington, cinquenta vezes por ano – ou quase uma vez por semana.

O esterco é realmente jogado no ventilador, quando se considera que 70 por cento de todas as terras agrícolas – ou 30 por cento da superfície do planeta – são usadas para a criação de animais. Mais da metade das colheitas do mundo é usada para alimentar animais em fazendas, e eles consomem cinco vezes mais grãos que todos os humanos nos EUA.

A alimentação vegan tem uma pegada de carbono muito menor e requer poucos recursos, comparada a alimentos originários de animais. Consome-se 10 vezes menos combustível fóssil para produzir alimentos derivados de plantas, informa o Sacramento Bee.

Fonte:
http://planetasustentavel.abril.com.br
José Eduardo Mendonça - 17/04/2012 às 11:30



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...